quarta-feira, janeiro 09, 2019

CULTURA - OS CONSELHOS DA DGS


Estamos a atravessar uma época com temperaturas baixas e por isso mesmo propícia a resfriados e gripes, que quando não devidamente curadas podem levar a problemas mais graves.

Os locais de trabalho nem sempre oferecem condições mínimas para que alguém se proteja devidamente do frio, até porque há quem trabalhe no exterior, quem tenha que entrar e sair de ambientes com temperaturas diferentes, ou mesmo quem trabalhe em edifícios ou postos em que as condições são de risco, ou mesmo más (correntes de ar, frias, poeirentas, e até em contacto com pessoas de outras paragens).

Lendo atentamente os conselhos da DGS, e começando por manter o corpo quente, ficamos logo elucidados sobre a inadequação a muitos postos de trabalho (luvas, gorro/chapéu e várias camadas de roupa). Gostei imenso do conselho de evitar quedas, e adorei o cuidado em manter o contacto e a atenção aos outros, ajudando-os a protegerem-se.

Como a DGS está preocupada comigo, e com todos os portugueses, também acho estar no direito de aconselhar a DGS a propor ao Governo que em caso verificado de sintomas gripais os funcionários sejam aconselhados a ficar em casa por 3 a 5 dias, consoante a prescrição médica de tratamento da maleita.

Já que estamos a falar da saúde das pessoas, apetece-me perguntar quando é que a DGS aconselhará o Ministério da Cultura a cumprir as suas obrigações no que respeita à Medicina do Trabalho?



1 comentário:

  1. E não chegou.
    Abraço
    Às voltas com a recuperação da cirurgia ao olho e com uma tosse que ameaça fazer-me explodir, peço desculpa pela ausência.
    Abraço

    ResponderEliminar