O rei D. Afonso V, o décimo terceiro rei de Portugal, tem a sua vida ligada ao Paço de Sintra, onde nasceu a 15 de Janeiro de 1432, e onde veio a falecer a 28 de Agosto de 1481. O seu corpo foi depois levado para o Mosteiro da Batalha onde hoje podemos ver o seu túmulo na Capela do Fundador.
O seu reinado ficou marcado por diversos marcos históricos como a Batalha de Alfarrobeira, um episódio trágico em que morreu o seu tio D. Pedro, ou a Batalha de Toro que sendo-lhe desfavorável acabou por destruir o seu sonho peninsular.
Apesar de ter passado muito tempo fora de Portugal, fazendo sucessivas incursões no norte de África, na sua corte brilharam alguns nomes importantes como Azurara, Mateus Pisano, Fernão Lopes, entre outros.
A D. Afonso V veio a suceder o seu filho D. João II, que ainda em vida do pai tomou as rédeas do poder, quando ele abdicou em 1477, mas só viria a ser rei após a morte do pai em 1481, sendo aclamado em Sintra.
Colaboração do Palaciano
Aprecio muito mais o filho do que o pai!
ResponderEliminarUm bom domingo.
Sei que a História e Sintra são as fixações do Palaciano, a quem respeito muito pelo seu conhecimento.
ResponderEliminarBjos da Sílvia
Não sei se O Africano merece tanta atenção, mas valeu pelas imagens que não conhecia.
ResponderEliminarLol
AnarKa
A sua política africana veio a dar-lhe o cognome mas, politicamente, não foi brilhante. Distinguiu-se o filho, D.João II, que chamou a si as rédeas do poder.
ResponderEliminarBelas imagens!
Bem-hajas!
Abraço fraterno
Um pouco de história com boas imagens :)
ResponderEliminarBom tratado de historia
ResponderEliminarSaudações amigas