O auto-retrato do artista a pintar é a afirmação máxima da sua condição única, de criador da sua própria imagem. O artista empunha os pincéis no testemunho do seu próprio reconhecimento. A imagem eternizada do artista a realizar a sua própria imagem, aproxima o artista de Deus. O artista, um pouco como já o tinha feito Albert Dürer, tendo apenas como mediador o espelho, pretende mostrar o seu dom de recriar o seu mundo.
Amadeo Modigliani (1884-1920), artista italiano que viveu em Paris a partir de 1903, transgrediu uma carreira promissora como retratista da belle époque para criar, particularmente através do retrato, uma linguagem única. Dono de uma técnica pictórica subtil, Modigliani trabalhava obliquamente os sentimentos, condensados em contornos alongados, rostos e pescoços finos, olhos vazados que tornam a expressão enigmática, anónima. Seu Auto-retrato, pintado em 1919, pouco antes de sua morte aos 35 anos, é, apesar do título, um retrato de distanciamento, mesclando serenidade e melancolia. A tela, em tons pastéis, mostra o pintor sentado. Sua mão carrega uma paleta e a cabeça, levemente inclinada para trás, mostra olhos sem foco, descolados da realidade exterior.
Mais AQUI
Mais AQUI
Gosto da pintura deste artista italiano.
ResponderEliminarOs cartoons agradaram-me.
Bom dia!
Aumentar as pensões?
ResponderEliminarSó mesmo no dia 1 de Abril...
Bjos da Silvia
Gosto muito do trabalho deste pintor que foi um outsider, da modernidade e das escolas de Paris do inicio do Século. Amigo do nosso Amadeu Sousa Cardoso, compartiu com ele casa em Paris. Plasticamente falando é um pintor de uma sensualidade muito especial. Gostei como sempre dos seus cartoons. Tenho estado afastado da blogosfera mas estou aos pouco a retomar o ritmo. Um abraço e boa semana.
ResponderEliminarAntónio Delgado
Bom momento cultural, gostei...
ResponderEliminarInteressantíssimo, Guardião.
ResponderEliminarUm beijinho amigo, com muitas saudades
Maria
muito bem feitas grande artista
ResponderEliminaros cartoons estão demais lol
Beijinhos
Por acaso és o: Zé do Telhado?
ResponderEliminarVão aumentar a ponto de os mais idosos e que já deram o seu contributo ao país terem de contratar um contabilista ou um gerente de conta?
ResponderEliminarOs cartton´s estão espectaculares.
Espero que a ausência do meu amigo não se deva a nada de grave. Cá o esperaremos.
Abraços