quarta-feira, maio 16, 2007

A POLUIÇÃO E O PATRIMÓNIO


Um dos maiores perigos que afectam os monumentos em todo o mundo é a poluição. A poluição atmosférica é causa de degradação dos materiais, nomeadamente da pedra onde provoca reacções químicas irreversíveis.
Segundo a Reuters, a poluição está a tornar amarelado o Taj Mahal, apesar dos esforços do governo indiano em controlar a contaminação do ar em torno deste monumento do séc XVII. As partículas transportadas pelo vento depositam-se sobre o mármore branco do monumento dando-lhe este ton amarelado, apesar de todos os esforços de limpeza já efectuados.
Este monumento atrai cerca de 20.000 visitantes por dia e levou cerca de 17 anos a ser construído, tendo trabalhado na sua construção cerca de 20.000 pessoas.

Mais em: http://www.reuters.com/article/scienceNews/idUSDEL5881920070515


««« - »»»

Foto manipulada

Fat Bird go Home by Stig Håvard Dirdal

««« - »»»

Humor amarelado

Relatórios às resmas ...

4 comentários:

Sintrense disse...

Por falar em poluição e degradação do Património, faça o favor de acrescentar os pombos e as pessoas que os alimentam junto dos monumentos, porque ao pé de casa sujam tudo.
Agradecido

Joca disse...

Imagine-se só o tamanho da cagadela do pombo da fotografia... Ainda a propósito dos pombos recordo que alimentar animais na via pública é uma violação da lei a que as autoridades fazem vista grossa.
Fui

Rui Luís Lima disse...

É o Ambiente!!! Infelizmente as decisões ficam sempre arquivadas nos dossiers.
paula e rui lima

Laurentina disse...

Que mal lhe pergunte ...não é o Socretino licenciado em "Angenharia do Ambiente"ou dos Sanitários sei lá ...

Pois é mas ele agora tá mais interessado nos monhês que vai colocar na CML...


Beijão grande