domingo, abril 18, 2021

DISCRIMINAÇÃO DESCARADA

Quando se vê diversos grupos a lutar contra a discriminação, de género, de etnia, de religião, ou outra qualquer, em Portugal temos também uma discriminação por idade, e pasme-se, no campo da saúde.

As vacinas que são suspeitas de causar problemas de coagulação deixaram de ser administradas a pessoas com idade inferior a 60 anos. Uns diziam que seguiam indicações das autoridades europeias de saúde, mas isso foi desmentido por não existir uma única indicação nesse sentido da EMA, nem sequer da OMS. Houve quem dissesse que era porque não se tinham verificado casos dessa natureza nesse grupo etário, mas matematicamente isso era natural pois o universo de vacinados idosos com aquelas vacinas era também muitíssimo menor.

O que todas as autoridades de saúde disseram claramente é que os casos verificados eram extremamente raros e que o risco/benefício aconselhava a toma da vacina, mesmo assim ela passou a ser administrada apenas aos mais idosos. Será justo que uma vacina fiável e segura (palavras usadas pelas autoridades de saúde) não seja para todos? Quem encara a possibilidade de administra uma dose duma vacina e outra dose de outra que utiliza uma tecnologia diferente (algo não suficientemente testado) quer fazer crer que os mais velhos não estão a ser discriminados?

Portugal nesta matéria tem ainda uma particularidade nesta discriminação, que é “a lotaria das vacinas”, que traduz na não indicação da vacina que vai ser administrada aos idosos, quando são chamados para vacinação, criando-se uma rotação das vacinas para transformar este acto numa autêntica lotaria, ou roleta russa se preferirem.

Um Estado que é o único que pode comprar vacinas para esta pandemia, estando por isso numa posição monopolista, pratica também uma imposição aos cidadãos de terem de aceitar a vacina que for determinada, sob pena de não ser vacinado nos próximos tempos, tirando-lhe qualquer hipótese de escolha razoável.

Afinal temos uma DITADURA DE ESTADO nas vacinas.


 

3 comentários:

  1. Com a autoridade do camuflado vem a ditadura militar,de que os vermes civis não gostam, mas têm que gramar. VIVA A DEMOCRACIA!
    KOKUANA

    ResponderEliminar
  2. Aqui para o Barreiro até à semana passada só tinha vindo a AstraZeneca que em Fevereiro esteve a ser dada aos mais jovens por se dizer que não era segura para os idosos. Agora é a que estão a levar os idosos. O meu marido apanhou-a a semana passada, eu ainda não fui chamada, mas acredito que será a mesma. Em Lisboa a minha irmã e cunhado levaram no mesmo dia a da Pfizer. Outra coisa que não entendo. Tenho quase 74 anos e vários problemas de saúde entre os quais respiratórios. Ainda não fui chamada para a vacina. Minha irmã é mais nova dois anos e graças a Deus sempre foi saudável. Já fez a vacina a semana passada.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  3. A confusão é muita, a lógica não existe, e só nos restas cruzar os dedos e esperar que tudo corra bem a todos.
    Abraço

    ResponderEliminar