domingo, março 03, 2019

O QUE É OFENSIVO É O SENHOR JUIZ


O juiz Neto de Moura autor de acórdãos que deram origem a reacções de repúdio por parte dos mais diversos sectores da sociedade, resolveu agora processar oito ou nove pessoas que o criticaram de modo que o mesmo considera que foi ofensivo.

Este senhor juiz foi o autor duma sentença onde afirmava que “o adultério da mulher é gravíssimo atentado à honra do homem”, e também que em algumas sociedades “a mulher adúltera é alvo de lapidação até à morte”. “Na Bíblia podemos ler que a mulher adúltera deve ser punida com a morte”, podia ainda ler-se no acórdão.

O conteúdo deste acórdão foi alvo de condenação por parte do Conselho Superior de Magistratura, duma forma bem expressiva, contudo o senhor juiz voltou a ser indulgente com um caso de violência doméstica agravada, retirando a pulseira electrónica ao agressor, alegando razões processuais.

Parece que tudo o que foi dito acerca deste senhor juiz, em decisão anterior, em que cita o Antigo Testamento, ignorando propositadamente a existência do Novo Testamento, se confirma, e daí as críticas que surgiram de toda a sociedade civil, neste novo caso.

Um juiz não está acima do julgamento da sociedade, e se os seus pares não se querem pronunciar sobre a qualidade das suas decisões, invocando a lei, então nada mais justo do que ser a sociedade a pronunciar-se, invocando a liberdade de expressão, que não distingue juízes do resto do povo.

A independência dos juízes é apenas relativa ao poder político, e não à opinião pública, como todos sabemos, mesmo sem conhecimentos de direito.



Sem comentários:

Enviar um comentário