quarta-feira, março 13, 2019

A PRIORIDADE É A BANCA


Todos sabemos que os serviços públicos estão à beira da ruptura por falta de pessoal, e que o descontentamento e desmotivação dos funcionários se estendem a todos os sectores.

O executivo sabe-o bem, joga com a opinião pública falando em aumentos que na realidade não existem desde 2009, depois fala em descongelamentos que nem chegaram a todos, e que já deviam ter acontecido há anos, fazendo com que se julgue que o descontentamento não tem razões.

O argumento para a não satisfação das reivindicações, mais investimento, mais pessoal e salários decentes, é sempre o da falta de recursos orçamentais, mas a realidade é bem diferente.

O Novo Banco já anunciou que ia pedir 1.149 milhões de euros para cobrir perdas de 2018, depois de já ter recebido no ano passado 792 milhões, e como o tal Fundo de Resolução nunca tem dinheiro, lá se recorre ao Estado, que tem sempre umas reservas para a banca.

Quem julga que isto é muito, desengane-se, porque já foi admitido no parlamento que a totalidade do pedido de injecção no Novo Banco pode chegar aos 3.000 milhões de euros.

Cabe ao Governo determinar as suas prioridades, mas também nos cabe a nós contribuintes, usar o voto como forma de mostrar o nosso descontentamento e repúdio.



1 comentário: