quinta-feira, dezembro 07, 2017

PATRIMÓNIO E COMPORTAMENTOS



Nas últimas semanas muito se tem falado dos maus comportamentos de alguns visitantes nos nossos museus e monumentos, e invariavelmente as discussões são muito acesas e as propostas são muito poucas.

A segurança do nosso Património depende de vários factores, alguns que são da responsabilidade dos museus e monumentos, e outros que dependem única e exclusivamente da educação e do civismo do público.

Dentro de cada museu ou monumento é necessário muito diálogo entre as equipas técnicas responsáveis pela exposição, e os vigilantes que conhecem melhor que ninguém o tipo de público que cada serviço recebe, e quais a dificuldades que enfrentam no seu dia-a-dia. A consulta de especialistas em segurança e respectivos equipamentos, e a troca de experiências com pessoal de outras instituições similares de referência, também são recomendadas.

Fora de portas também há muito que pode ser feito, desde logo nas escolas, que são parceiros privilegiados na formação de públicos. O Ministério da Cultura pode também fazer mais aproveitando sinergias de outros sectores que tutela, podendo fazer, por exemplo, pequenos sketches humorísticos (sempre melhor aceites), sobre comportamentos pouco recomendáveis dentro de museus e monumentos, a exibir em separadores da televisão pública em horário nobre.

É preciso semear para depois colher… 



Sem comentários:

Enviar um comentário