quarta-feira, abril 10, 2013

MITOS E REALIDADE



Uma das grandes falácias de boa parte dos fazedores de opinião deste país é a de que o sector público é a causa da dívida pública e das dificuldades que o país enfrenta nestes dias.

A mentira cai por terra quando se desvenda que quem decide são os políticos, e não os simples funcionários, ou que os países mais desenvolvidos do norte da Europa têm um muito maior peso do Estado, e que com bons políticos conseguem atingir patamares de desenvolvimento que nos causam inveja.

Outra realidade que convenientemente não é mencionada, é a de que as rendas exageradas pagas pelo Estado vão direitinhas para empresas privadas que vêem os seus altos lucros garantidos com o dinheiro dos nossos impostos.

Também há um outro dado que é sempre omisso, que é o facto das empresas nacionais serem das mais endividadas da Europa, e que a dívida privada face ao PIB está nos 280%, que é um valor mais de duas vezes superior ao da dívida pública.

Numa altura em que bater no que é público e em quem lá trabalha se tornou moda, talvez estes factos sejam mal recebidos, mas nem por isso deixam de ser verdadeiros.


««« - »»»
Foto - Amarela

3 comentários:

  1. Venderam tudo o que dava lucro, tipo GALP, EDP, REN, ANA, etc. Agora acabam com Estado Social, saúde, segurança social, ensino, cultura...
    Expliquem-me só para que é que existe governo? Se as funções do Estado são para acabar, se o programa de governo é o da troika, então o desperdício é o governo...
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar
  2. Portugal está sufocando sob um espesso manto de manipulação e ameaças, onde já nem sequer existe comunicação social a sério, meu caro.

    Tudo de bom

    ResponderEliminar
  3. Fico com a realidade desta maravilhosa flor amarela. Deixo os mitos para esses políticos sem nenhuma utilidade.

    ResponderEliminar