Portugal é um país estranho para os meus amigos estrangeiros. Quando por força da minha profissão troco algumas palavras sobre Portugal, que não sejam para descrever o belo país que temos, lá vem à baila a situação económica e a política nacional, assuntos que deixam os meus interlocutores simplesmente embasbacados.
Ainda hoje um amigo brasileiro, que até tem família a trabalhar em Portugal, me perguntava como era possível um ex-primeiro-ministro estar a gastar 15 mil euros mensais em Paris, estando fora do mercado de trabalho. Ele disse-me que o seu irmão não ganha isso em 18 meses a trabalhar em Portugal, como desenhador gráfico.
Ontem tinha sido um britânico, gerente comercial, que ficou admirado por saber que o seu governo estava a pagar a defesa de Vale e Azevedo mesmo sendo público que ele vive há anos numa casa num dos locais mais caros de Londres.
Mas se para os estrangeiros este país é estranho, para mim também não deixa de ser… esquisito. Li que para o Ministério das Finanças não existe qualquer incompatibilidade ou conflito de interesses entre o cargo de consultor da Parpública e o lugar na administração da Jerónimo Martins.
Curioso, estranho ou esquisito são apenas alguns dos adjectivos mais suaves que encontrei para descrever o que se passa neste país, ou em torno de alguns portugueses, que não são (ainda bem) representativos da globalidade dos cidadãos deste rectângulo à beira-mar plantado.
Essa agora?! Nisso não somos piores nem melhores que os outros, somos diferentes! Olha o Brasil limpo! Olha o Sarkozy! Olha a Merkel! Olha a Itália! Olha a Irlanda! Olha a Europa que escolheu Durão e Vitor Constâncio!... Deixemo-nos disso! A europa, o mundo, está controlado e dirigido por um sistema que não serve, permeável ao venha aos grandes que os pequenos que se lixem!
ResponderEliminarUm abraço dum tempo histórico muito estranho
Tempos estranhos com políticos e dirigentes estranhos. Quem os escolhe? Responda cada um segundo a sua consciência...
ResponderEliminarBjos da Sílvia
Desculpa, mas não poupes nos adjectivos.
ResponderEliminarQual estranho, qual esquisito, qual quê!!!
Não têm é um pingo de vergonha na cara! É o vale tudo!
Meu caro, Portugal tem coisas estranhas, mas não é o único : fiquei abismada com o pagamento do advogado a Vale e Azevedo pelos contribuintes britânicos, estando ele a viver onde vive!!
ResponderEliminarEnfim...a estória repete-se
Bom fim de semana
"Cada um sabe das dores e das delícias de seus países" Mas em uma coisa somos todos unanemes... Nossos políticos são de fato umas merdas...
ResponderEliminaré a escumalha em proliferação...
ResponderEliminarcumpts
A flor é linda! O comportamento português????
ResponderEliminar