Há determinados temas na pintura que inevitavelmente nos levam a recordar alguns pintores que os abordaram de forma magistral. Edgar Degas, como é vulgarmente conhecido, foi um pintor que sempre ficou na minha memória como um exímio pintor, que nos deixou delicadas pinturas de bailarinas, que o tornaram um pintor de renome.
Muitas vezes classificado como um impressionista, embora não tenha utilizado as cores que caracterizam este estilo, era muito mais conservador e terá tido por isso mesmo menor impacto na opinião pública da época do que Monet, este sim um verdadeiro impressionista.
Degas também se distinguiu na escultura, e A pequena bailarina de catorze anos, esculpida em bronze, terá sido talvez um dos maiores marcos da sua obra, deixando chocados os seus colegas e toda a «boa sociedade da época». Vale a pena ler o texto constante na Wikipedia (AQUI).
Adorei a saia de palha da menina de catorze anos, e como segui o link, pude ler a história desse trabalho, que nunca tinha lido.
ResponderEliminarBjos da Sílvia
Um tipo com massas e com bom gosto circulava em meios onde a beleza e graciosidade são abundantes. Boa malha.
ResponderEliminarLol
AnarKa
Um notável pintor.
ResponderEliminarQuem me dera ter liquidez ...
eu gostei aqui do post, bom momento.
ResponderEliminarGuardião
ResponderEliminarUma lufada de ar fresco ao som da música Emmanuelle. Efectivamente estas bailarinas de Dego dão-nos toda a beleza e leveza que a realidade do dia a dia nos faz ocultar.
Os teus cartoons bem nos avisam que vivemos em períodos conturbados sejamos ou não professores.
Abraço
Gostei do teu post. Gosto do teu tipo de discurso e dos temas que abordas.
ResponderEliminarQuanto aos professores, amigo, a luta continua.
Beijos
Não tenho quadros nas paredes da minha casa - porque será?!
ResponderEliminarUm abraço num momento de obrigado p'las revelações que o Guardião nos faz