quinta-feira, março 31, 2022

EFEMÉRIDE DE HOJE

 
No dia 30 de Março de 1922 partiram de Lisboa a bordo do hidroavião Lusitânia os dois aviadores, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, o primeiro como navegador e o segundo como piloto, para fazerem a Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul.




 

As fotos são do Arquivo da Marinha/Museu da Marinha

terça-feira, março 15, 2022

EÇA DE QUEIROZ

“Carácter, Ideias e Moral”
“ Aos políticos, menos liberalismo e mais carácter. 
Aos homens de letras, menos eloquência e mais ideias.
Aos cidadãos em geral, menos progresso e mais moral. ”


 

segunda-feira, março 14, 2022

O DISCURSO POLÍTICO

A palavra dos políticos têm cada vez menos valor e nem sequer é difícil perceber as razões. 
 
As ajudas por causa do aumento dos preços dos combustíveis, que já devia ter acontecido mais cedo, é fraco e vai fazer subir muito os preços de todos os bens e serviços. 
 
A inflação já é muito mais alta do que os aumentos indicativos dos salários (0,9%) e seguramente mais alta do que nos querem fazer crer.
 
Mesmo com os portugueses algo distraídos com a Covid e com a guerra, a reacção irá aparecer em poucos dias, porque as pessoas têm que comer, e a factura vai assustar. Mas não vai ser só a alimentação, vão ser também os empréstimos e tudo o resto.
 
O efeito Pinóquio torna-se evidente muito depressa nos dias que correm...
 


sexta-feira, março 04, 2022

MAIS INFLAÇÃO MAIS POBREZA

Cada vez há mais pobres em Portugal e com a inflação galopante a que estamos a assistir, sem qualquer intervenção ou protecção por parte do governo, que está em silêncio aproveitando a situação internacional que prende quase todas as atenções.


 

quarta-feira, março 02, 2022

OS PERIGOS SUCEDEM-SE

Estivemos durante quase dois anos sob a ameaça da COVID, que fez as suas baixas e ainda anda por aí, embora esteja a diminuir de intensidade, o que não quer dizer que esteja absolutamente sob controlo.
 
Entretanto surgiu a crise entre a Rússia de Putin e a Ucrânia, que entretanto se transformou numa invasão que depressa se tornou sangrenta e que está a ceifar a vida de muitos inocentes. Putin demonstra a sua insanidade mental, ao querer transformar-se num novo czar, não hesitando em bombardear cidades, e chegando mesmo a ameaçar, ao começar a ficar isolado politica e comercialmente, com o seu poderio nuclear.
 
Este mundo está cada vez mais perigoso, e a morte pode chegar tanto por causa dum vírus como por causa dum louco que não hesita em premir o botão.