quarta-feira, julho 01, 2020

OS PENTEADOS DE MARIA ANTONIETA


A rainha de origem austríaca começou a aparecer com penteados arrojados desde a sua chegada e por isso foi abundantemente criticada, e depois seguida pelas senhoras mais abastadas.

A primeira vez que apareceu com o seu penteado espectacular foi na coroação do marido Luis XVI a 11 de Junho de 1775. Diz-se que atingia 1 metro de altura, com o cabelo empoado e com um feixe de ondulantes penas brancas. Um comentário que se relata foi o do duque de Croy, que com ironia se fingiu curioso em saber como ela e as suas damas, penteadas daquela forma, haviam conseguido crescer tanto desde a última vez que as vira.
 
O cabeleireiro da rainha, Leonard Autie lucrou com a moda, e as verdadeiras esculturas que criou onde pontuaram flores, frutas, legumes, pássaros e penas, eram verdadeiras obras de arte.

Além das críticas de promiscuidade que circulavam sobre Maria Antonieta, haviam também os problemas de muitas famílias, pois o custo dos penteados eram ruinosos, sendo que o maior gasto era a farinha usada no pó que segurava as madeixas.

1 comentário: