sábado, setembro 08, 2018

OUTRA VEZ A SEGURANÇA NOS MUSEUS E MONUMENTOS


Desta vez foi o semanário Expresso que fez sair um artigo em que se aborda o assunto, e onde se podem ler afirmações de diversas personalidades da área, que manifestam os seus receios, e onde se lê que a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), garante que todos os museus, palácios e monumentos sob sua tutela “estão dotados de meios de combate a incêndio, plano de evacuação e saídas de emergência”.

Não vou tecer grandes comentários sobre a falta de segurança destes serviços, porque os jornalistas podiam ter perguntado a quem lá trabalha (e não a quem manda), o que se passa na realidade, e podiam assim ter prestado um verdadeiro serviço público.

Uma vez que a DGPC diz que decorrem as inspecções periódicas (qual periodicidade?) para “verificação da adequação dos planos de segurança, através de vistorias dos bombeiros”, talvez seja de sugerir à imprensa, e especialmente ao Expresso, que questione a DGPC sobre o resultado das verificações dentro de uns dois meses, e verifique os certificados respectivos, ou contacte os bombeiros da área dos serviços para constatar realmente as condições de segurança destes equipamentos culturais.

Enquanto não há respostas finais, que tal visitarem os museus, palácios e monumento e constatarem as datas de validade dos extintores, a sinalização das saídas de emergência, e as plantas de evacuação que deviam estar visíveis. Qualquer um o pode fazer durante a visita, por isso aqui fica a sugestão.



1 comentário: