sexta-feira, agosto 19, 2016

AFINAL É SÓ QUERER…

Quantas vezes já todos ouvimos dizer que “não há nada a fazer”, ou “lamento, mas a lei não prevê o seu caso”, quando temos um problema e a razão está claramente do nosso lado? Depois destas frases lá surge o inevitável, “sabe como são as coisas, existe muita burocracia, e daqui até à aprovação duma nova lei…”.

Tudo parece difícil e moroso quando estão em causa os interesses do cidadão comum. O processo legislativo é sempre “muito complexo”, e o tempo que decorre desde a proposta legislativa até à aprovação e promulgação de uma lei, é sempre uma eternidade e pelo caminho pode encontrar inúmeros escolhos.

Na realidade as coisas nem sempre são assim tão difíceis e tão complicadas, como se pode ver com a lei que impõe limitação à acumulação de cargos para administradores do banco público, porque o governo já decidiu mudar a lei para poder nomear mais oito administradores, que devido à lei e ao BCE não foram agora aprovados.

Não acredito que não exista mais ninguém com conhecimentos, capacidade, e sem incompatibilidades para os lugares em causa, mas pelos vistos o senhor ministro das Finanças quer estes e por isso muda-se a lei sem qualquer problema.


Alterar uma lei é difícil? Só quando os governantes querem, como se percebe...  


1 comentário: