quinta-feira, janeiro 03, 2008

MAUS SINAIS

Começou um novo ano, renovam-se as esperanças e fazem-se ou refazem-se projectos de vida, tendo sempre em conta aquilo com que podemos contar. Chegados aqui começam os verdadeiros problemas, desde logo porque os salários aumentam 2,1%, ou muito perto disso, sendo esse também o valor para a inflação estimado pelos nossos governantes. Se a 1ª afirmação, sobre os salários, está mais do que certa, a 2ª, relativa à inflação, é muito pouco provável atendendo apenas aos aumentos já anunciados.
Não se depreenda das minhas palavras que esteja a colocar em causa a as afirmações do membros do governo, o que me parece é que alguém anda a fornecer números errados a quem lhes faz estes cálculos, afinal também é isso que se diz em relação ao Tribunal de Contas, que também chega a resultados diferentes dos fornecidos pelo governo.
Nós, o simples povinho, temos a mania de que a matemática é uma ciência exacta, mas já nos provaram os nossos excelsos governantes que isso não é verdade, porque tudo depende do modo como se faz a contabilidade, e isso depende muito dos pontos de vista. Não sei se o fisco me “comprava” esta teoria, mas lá que funciona com as contas públicas, lá isso funciona.

»»» - «««
Fotografia - Belas Flores
AlexandraMel

Igor Dvoretskiy

««« - »»»

Humor Sarnoso

Kroll

Dilem

5 comentários:

  1. Quando andava na escola primária só havia uma via em que 2+2 não era igual a quatro:precisamente quando a conta estava errada! No entanto parece que as matemáticas dos nosso politicos alteraram o valor absoluto dos numeros. Segundo eles parece que dois mais dois agora já não são quatro e a conta parece certa. Gostei muito das imagens e a ultima é muito divertida.

    Um abraço e continuação de um excelente 2008

    ResponderEliminar
  2. Já tivemos um senhor que dizia que "... é só fazer as contas, contas essas que ele não conseguiu acertar. Hoje temos o senhor dos Prantos para quem as contas dos outros sofrem sempre de falta de informação actualizada, as dele estão sempre uma beleza, ainda que todos digam o contrário. A inflação a 2,1% só mesmo nas contas dele, aliás como os aumentos na mesma ordem de grandeza nos vencimentos dos políticos, é só consultar as tabelas para ver o embuste.
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Ora, então vocês apoquentam-se? Nunca ouviram falar em planeamento fiscal? Ora, se os privados o fazem para as contas baterem certo para o lado deles, também os poderes públicos aprenderam rapidamente a fazer engenharia financeira... é ver nas autarquias locais as engenharias financeiras que se fazem... é ver...

    Entretanto, meu caro, permita que lhe agradeça, em nome do colectivo do NOTAS SOLTAS todo o apoio dado em 2007 e que estou certo se manterá em 2008.

    ResponderEliminar
  4. O problema é que dasse-lhes um ano novinho em folha e eles tratam logo de o estragar...

    ResponderEliminar
  5. Pois é o que dá os maus resultados a matemática, vai na volta o rpoblema é dos professores que não ensinaram os senhores a fazer as contas!!!

    ResponderEliminar