quinta-feira, março 09, 2023

SAÚDE DE MAL A PIOR

O panorama da Saúde e do SNS está cada vez mais negro e não há no horizonte mais próximo nenhum sinal de que vá melhorar.

Já ouvimos mais de uma vez os últimos ministros da Saúde dizer que nos últimos anos foram admitidos centenas de médicos para os hospitais e para os centros de saúde, curiosamente nunca nos dizem se existe algum saldo positivo ou negativo tendo em conta as saídas de médicos pelos mais variados motivos.

Começando pelos centros de saúde, os que conheço e os que vou constatando pelas notícias, têm cada vez menos médicos e há cada vez mais utentes sem médico de família. O meu CS (é uma extensão) tinha 5 médicos há 25 anos e agora tem apenas 2, por exemplo.

Nos hospitais é recorrente ouvir-se que os tempos de espera nas urgências estão cada vez maiores, chegando mesmo às 24 horas para doente urgentes, e as consultas de especialidade estão cada vez mais demoradas, bem como as cirurgias.

Se há mais médicos então temos que concluir que existe má organização, se existem menos médicos o ministério anda a mentir, mas de qualquer dos modos este ministério (não será o único) está a ser mal dirigido e a responsabilidade é evidentemente do ministro em funções.

Ler


 

1 comentário:

  1. O negócio da saúde é o mais rentável, de momento. Os médicos que saem para o privado acabam por levar os doentes com eles, pois faltando a resposta num lado há que ir procurá-la noutro.

    ResponderEliminar