sábado, março 04, 2023

O ACTUAL PANTANAL

No início do século XXI o então primeiro-ministro António Guterres decidiu abandonar o poder dizendo que Portugal estava a entrar num pântano, isto depois de ter uma grande derrota nas autárquicas.

Actualmente temos um governo maioritário, ao contrário do de Guterres, mas que enfrenta uma sucessão de casos como o de Guterres, e também está numa situação delicada em que são mais os que o criticam do que os que o apoiam, pelo que a situação que se vive é conturbada, com greves em muitos sectores essenciais, como a educação, a saúde, e os transportes. A maioria dos cidadãos enfrenta problemas no acesso aos sectores onde a instabilidade e a contestação é mais visível, e a isso soma-se outros descontentamentos como a habitação e o alto custo de vida.

António Costa teve na sua primeira legislatura um apoio dos partidos à sua esquerda e beneficiou com isso duma pressão para resolver alguns problemas mais básicos e com isso evitou-se muita contestação, apesar de estar dependente por não ter maioria, mas agora com uma confortável maioria está a ser contestado em quase todas as frentes.

Alguma indiferença e até alguma arrogância, juntando muita incompetência, e muita falta de ética de alguns dos governantes escolhidos tem contribuído para a falta de apoio e confiança por parte dos cidadãos.

Este governo não cai porque Marcelo sabe que a oposição, especialmente o PSD, não tem também o apoio necessário para governar, mas isso faz com que o pântano continue até ao final da legislatura.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário