terça-feira, março 31, 2020

EMERGÊNCIAS E HOSPITAIS


Ouvimos quase todos os dias falar da criação de hospitais improvisados em edifícios vários com capacidade para tal, para acorrer a uma situação de emergência derivada da infecção crescente pelo vírus Covid-19, e pensamos em situações igualmente extraordinárias que levaram a soluções idênticas.

Em 1916 decorria a I Guerra Mundial, em que Portugal acabou por estar envolvido, quando foi solicitada à Fazenda Pública a cedência de uma parte do percurso museológico do Palácio de Mafra para a instalação dum Hospital provisório que ficaria sob a responsabilidade da Escola de Tiro.

À data já existia um Hospital Militar a funcionar neste monumento, em zonas não visitáveis, mas agora pretendia-se aumentar a sua capacidade, prevendo baixas elevadas no conflito em curso, e foram pedidas as salas situadas entre os aposentos reais (agora aposentos da rainha), e a Biblioteca, causando assim problemas ao funcionamento do monumento.  

As cedências na altura foram autorizadas e não se limitaram a estes espaços, com todos os inconvenientes que daí resultaram, mas os tempos eram de emergência…  



João Ninguém : soldado da Grande Guerra : impressões humorísticas do C.E.P.

2 comentários:

  1. Muito interessante.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  2. Estou tão feliz em compartilhar aqui este grande testemunho que estava diagnosticando câncer de cólon estágio IV. Eu estava procurando uma solução na Internet e miraculosamente encontrei a Dra. Itua, a poderosa herborista que cura inúmeras doenças como câncer de tiróide, câncer de útero, fibroide, angiopatia, ataxia, artrite, esclerose lateral amiotrófica, tumor cerebral, fibromialgia, toxicidade da fluoroquinolona, câncer de cabeça e pescoço, linfoma de Hodgkin.
    Câncer intestinal, Câncer de rim, Hpv, Câncer de pulmão, Melanoma, Mesotelioma, Mieloma múltiplo, Tumores neuroendócrinos
    Linfoma não-Hodgkin, Câncer oral, Câncer do ovário, Câncer de sinusite, Hepatite A, B/C, Câncer de pele, Sarcoma de tecido mole, Câncer pancreático, Câncer de coluna, Câncer de estômago, Câncer de vagina, Câncer de vulva,
    Câncer de testículo, Doenças dos colchetes, Leucemia, Câncer de fígado, Câncer de garganta,
    Síndrome de Fibrodisplasia Esclerose Ossificante Progressiva, doença de Alzheimer, diarréia crônica, DPOC, doença de Parkinson, Als, mononucleose infecciosa, carcinoma adrenocortical. Assim, entrei em contato com ele com base nos testemunhos que estou vendo sobre ele na Internet. Eu também fui curado por ele. Por favor, contate-o hoje por e-mail, pois ele pode ajudá-lo... drituaherbalcenter@gmail.com e seus medicamentos à base de ervas definirão que você está livre de qualquer doença humana, tudo graças ao Dr. Itua por sua gentil ajuda em minha vida, seu número de celular Whatsapp. + 2348149277967

    ResponderEliminar