segunda-feira, junho 03, 2019

COMPORTAMENTOS

Há alguns dias publiquei um post no Facebook sobre uma senhora que foi advertida por ter mexido num livro na Biblioteca de Mafra, e da sua reacção pouco informada, que nos devia fazer meditar sobre a falta de civismo de algumas pessoas. 

Fiquei espantado com alguns comentários que a crucificavam, que punham (quase) todos os portugueses no mesmo saco, e outros que quase que a desculpavam e também os que atiravam as culpas para o palácio, ou para os professores como se o bom senso e o civismo pudessem ser inculcados numa aula ou com avisos à entrada dos museus.

Não mencionei a nacionalidade da senhora, que para mim era irrelevante, nem tão pouco a sua idade aproximada, que também não vinha ao caso, e não queria de modo nenhum que se fizessem generalizações, o que infelizmente aconteceu. Não atribui culpas a ninguém, apesar de ter afirmado que condutas destas podiam ser evitadas com o recurso a barreiras físicas que considero necessárias num espaço tão reduzido e com distâncias muito curtas entre os visitantes e os livros centenários.

Ficou por dizer apenas que a sinalética, que é pobre naquele palácio, na realidade existe, como se pode constatar numa das imagens abaixo, e que é impossível ter sinalética para todos os comportamentos que não se devem ter dentro de museus, palácios e monumentos, como se percebe por outra imagem aqui colocada, que apenas mostra alguns comportamentos não desejados.


1 comentário:

  1. Tenho sempre o maior cuidado nas visitas aos museus. Para mim um museu é um local sagrado.
    Tenho sempre o cuidado de perguntar se posso usar a máquina ou o telemóvel para fotografar e se me dizem que é proibido. O ano passado em Vila Viçosa, fomos ao castelo ver a igreja onde a Nossa Senhora da Conceição foi coroada rainha de Portugal. Na entrada havia um aviso que não se podia usar máquina fotográfica de filmar ou telemóvel. Éramos 50. Acredita que só eu e uma outra colega, não fotografámos a igreja?
    E isto já aconteceu em outros lados.
    Abraço

    ResponderEliminar