Como hoje os trabalhos parlamentares recomeçam na renovada Sala das Sessões após largos meses de obras, acho que é uma boa oportunidade para falar aqui do Património construído, que não parece sensibilizar muito os nossos parlamentares.
Talvez seja melhor começar pelo princípio, recordando que a ideia de renovação do hemiciclo começou há cerca de três anos, numa altura em que o calor apertava e todos suavam durante um debate do Estado da Nação. Como devem calcular nada me leva a discordar da renovação levada a efeito, tanto mais que se manteve a traça arquitectónica que seria um requisito para mim indispensável.
Os custos foram significativos, pois a remodelação custou 3.172.266 euros, o reforço sísmico 819 mil euros e o equipamento informático 500 mil euros. Também aqui nada a objectar, porque o espaço merece dignidade, o trabalho parece ter sido bem feito, e o Património foi valorizado e respeitado.
Devem estar a perguntar então porque é que eu trago a lume este caso particular da Assembleia da República, mas é bem simples de explicar: eu gostava, e acho que enquanto cidadão posso mesmo exigir, que os deputados da nação possam encarar o restante Património construído e classificado a cargo do Estado, do mesmo modo e com as mesmas preocupações manifestadas no exemplo vertente.
Não creio que esteja a querer algo demais, apenas exijo igual respeito por todo o Património.
Subscrevo!
ResponderEliminarOs cartoons de Sua Santidade do melhor...
Beijos
Lógico que todo o património nacional,
ResponderEliminarmerece o mesmo tratamento de conservação.
Excelente pintura,os cartoons,como sempre,
engraçadissímos :-)
cumps
As condições de trabalho dos deputados eram deploráveis, coitados deles, eram os portugueses que trabalhavam em piores condições...
ResponderEliminarO edifício merece ser bem conservado, para que ninguém se esqueça que ali vegetam muitos inúteis a quem nós pagamos regiamente.
Lol
AnarKa
Eles só renovaram o parlamento porque o entendem como um hotel! O único património que resistirá à insensibilidade desta corja será aquele que tiver hipótese de ser reconvertido em hotel para suas excelências gozarem dos seus rendimentos!
ResponderEliminarFaçam os debates na escadaria!
Um abraço não-turista
Caro Guardião,
ResponderEliminarE não é que estás a pedir muito!
Tu sabes e nós sabemos o que "eles" pensam do Património.
Resta-nos que se cumpra o ditado... pedra mole em pedra dura...
Um abraço
E eu subscrevo na íntegra aquilo que acabei de ler. Que todo o património seja tratado com dignidade.
ResponderEliminarUm abraço
Bem-hajas!
Guardião
ResponderEliminarParece que agora os moteis vão ser elevados a património e neste novo conceito cabe a dignidade das obras que mencionaste.
Claro que eu gostaria de ter outro património respeitado e preservado mas para isso tem que haver uma revolução.
Não estaremos perto?
Abraço
O cartoon do papa retrógrado está espectacular
ResponderEliminar