sexta-feira, junho 03, 2022

REBANHO IDEOLÓGICO

A invasão da Ucrânia pela Rússia de Putin, os seus desenvolvimentos, as suas consequências e as declarações dos responsáveis dos dois países têm dividido as opiniões mesmo aqui em Portugal.
As causas da invasão podem ser discutidas, mas a invasão é um facto adquirido, como é adquirido que a Rússia é o agressor e a Ucrânia o país agredido. As mortes e a destruição de alvos civis são evidentes em imagens e testemunhos, e as intenções de Putin são agora muito claras, a integração de territórios "conquistados" na Rússia, quer pela imposição da moeda, como pela imposição dos poderes desses territórios.
 
As mentiras anteriores à invasão são absolutamente claras para todos. Os exercícios militares na Bielorrússia eram uma preparação para o que se seguiu, a retirada com que tentaram enganar a opinião pública foi apenas uma pantomina, a "operação militar" era afinal uma invasão, os "viciados em drogas e nazis" eram afinal os governantes eleitos dum país soberano, e a "libertação" do Donbass traduz-se na destruição de todas as infraestruturas produtivas da região.
 
É difícil perceber que haja quem tenha dúvidas sobre os factos, e que venha falar numa Paz conseguida com o desarmamento da Ucrânia, como se fosse ela a agressora. Mais estranho ainda é que digam que quem condena explicitamente Putin e a Rússia tenha o espírito de rebanho e siga a opinião "imposta" pela imprensa ocidental.
 
No Ocidente existe a Liberdade de opinião e de expressão, pelo que todos podemos aceder ao conhecimento (mesmo da imprensa russa), e podemos pensar pela própria cabeça e emitir a opinião, sem o medo de ser reprimido, bem ao contrário do que acontece na Rússia onde ter opinião discordante é fortemente reprimido e condenado.
 
Aqui chegados temos que pensar pela própria cabeça é um privilégio das Democracias e que o pensamento único (rebanho) é a única opção de quem vive em Estados totalitários. Pelos vistos também por cá temos quem prefira não pensar pela sua cabeça (que atrevimento), e deixar-se embalar pela ideologia, mesmo contra todas as evidências. Dispenso-me dos classificar, respeitando o seu direito... 
 


 

1 comentário:

  1. ¡Hola, José!
    Decirte que tienes un excelente contenido.
    Te dejo el enlace de mi blog por si te apetece pasarte por él, seguirnos y comentarnos.
    Saludos desde blueshendrix.blogspot.com
    ¡Nos leemos!

    ResponderEliminar