sábado, agosto 07, 2021

PORTUGAL EM AGOSTO

Sempre procurei fugir às férias em Agosto, por achar que é uma ocasião em que há muita confusão, gente a mais nos locais mais procurados, os preços são mais elevados, tudo coisas que perturbam mais do que ajudam.

Este ano fui de férias na segunda quinzena do mês de Julho e encontrei a paz que se vive no interior, onde nem os emigrantes pontuavam, muito menos os turistas estrangeiros. Ainda me restaram uns dias em Agosto, e confesso que já não foram tão bons.

Uma ida à Ericeira lançou-me no meio de estrangeiros (alérgicos à máscara) e portugueses (a maioria entre os 13 e os 16 anos) com comportamentos lamentáveis.

Outra saída foi a Lisboa à noite para jantar. Tudo correu bem até ao final do jantar, mas depois de sair do restaurante dei com hordas de jovens (já bem crescidinhos) de copo de cerveja na mão, quase todos sem máscara, e num jardim por onde passámos estavam todos ao molho, garrafas e latas de cerveja pelos passeios e até na estrada, o vomitado também estava bem visível e, para meu espanto, uns dois ou três miúdos deitados ao lado dos caixotes do lixo mesmo ao lado de bastante lixo espalhado.

Hoje, bem perto de casa, deparei-me com um trânsito caótico de tuk tuk, aos esses na Volta do Duche (Sintra), parando sempre que encontravam turistas a pé para os abordar (queriam lá saber de quem circulava atrás), carros de matrícula espanhola a fazer manobras perigosas à caça de lugar para estacionar.

Enfim, devo ser eu que “engalinho” com o mês de Agosto e com alguns “agentes turísticos”, mas reforcei o que pensava: ocupa-te com o trabalho, leituras ou outra coisa que te satisfaça, e circula o mínimo possível por locais onde haja muita gente.


 Agente turístico: Jovem, quer dar uma volta por aí com o melhor guia da zona?

Jovem: É pá, tenho medo de enjoar nessa carripana...

2 comentários:

  1. Eu penso o mesmo e fujo do bulício quanto posso. Por sorte moro mais longe da capital e a confusão é muito menor!

    ResponderEliminar
  2. Férias interrompidas por motivos de saúde, estou de volta.
    Abraço e saúde.

    ResponderEliminar