terça-feira, janeiro 28, 2020

CULTURA E O POLITICAMENTE CORRECTO


Máscara Cabeça do Macaco Vermelho ( Museu de Etnologia)

A proposta do partido Livre de restituir aos países de origem o património existente em território nacional, não é nenhuma surpresa pois em França já tinha surgido algo semelhante.

Quando se fala em “descolonização da cultura” e numa “estratégia nacional para a descolonização do conhecimento” fico sem saber com exactidão o que se pretende, pois não vejo nunca referências a algum tipo de reciprocidade, ou sequer se fala na distinção entre obras obtidas licitamente ou de forma ilícita.

Os aspectos sobre os quais me surgem estas questões vão muito para além o que já foi perguntado, tanto sobre a falta de condições para conservar e expor esse património, mantendo-o visitável e acessível a todos.

Por vezes há quem queira dar um passo maior do que a perna, e mesmo que tenham boas intenções, talvez não tenham reflectido suficientemente sobre o que é mais importante: conservar o Património, expondo-o ao público do mundo globalizado em que vivemos em pleno século XXI.

Será que há quem se ache verdadeiramente proprietário do Património que se encontra exposto nos museus por todo o mundo, ou será que ele já é propriedade de todos?

1 comentário:

  1. Eu penso que os deputados de partido único, falam mais para chamar a atenção e andarem nas notícias, do que propriamente por pensarem seriamente no que dizem.
    Abraço

    ResponderEliminar