sexta-feira, setembro 20, 2019

O FALHANÇO DA EMPRESA DE MAGALHÃES


Fernão de Magalhães ao serviço da coroa espanhola empreendeu uma viagem às Filipinas (Ilhas Molucas) para reclamar a soberania destas ilhas para a Espanha.

Todos sabem que o Tratado de Tordesilhas tinha dividido o planeta em duas metades, sendo que uma dava a Portugal a posse das descobertas marítimas, e a outra aos espanhóis. A viagem foi portanto desenhada para ser efectuada para  ocidente respeitando assim a soberania portuguesa resultante do referido tratado, e o regresso seria também pelo mesmo caminho, o que não aconteceu pelas razões que se conhecem, e que deram origem à morte de Fernão de Magalhães.

As Molucas estavam na realidade na metade portuguesa do Tratado de Tordesilhas, falhando assim a intenção de as reclamar a favor de Espanha, e a viagem de circum-navegação aconteceu devido às circunstâncias resultantes da morte do português e de outras derrotas que a expedição sofreu.

Na realidade a viagem foi patrocinada pela coroa espanhola, no interesse de Espanha, mas só foi possível devido aos conhecimentos marítimos adquiridos pelos portugueses e pela teimosia do capitão português que atingiu o destino proposto ainda que depois tenha tomado uma decisão infeliz que resultou na sua morte. O retorno foi comandado por Juan Sebastián Elcano, o que deu uma razão forte para os espanhóis festejarem os 500 anos da partida dos barcos que partiram em 1519 de Salúcar de Barrameda.



1 comentário: