sábado, fevereiro 27, 2010

OS CANDIDATOS

Neste momento temos pelo menos três candidatos mais que prováveis à próxima eleição para a Presidência da República. Há duas candidaturas assumidas e uma que é anunciada por gente próxima mas ainda não assumida por razões óbvias que se prendem com a função que ocupa presentemente.

Penso que ainda é possível que surja mais alguma candidatura, que pode baralhar ainda mais os eleitores, que mesmo só com estes três já têm muito em que pensar.

Cavaco tem a vantagem da tradição, que nos diz que um presidente que se recandidata tem quase garantida a reeleição, mas no seu caso tem como factores negativos o facto de a direita estar em minoria nesta ocasião, e de neste mandato a situação política e económica se ter deteriorado em demasia, sem que ele tenha tomado uma posição inequívoca e firme para inverter a situação.

Alegre estava até há pouco tempo numa situação muito favorável, que lhe garantia os votos de grande parte da esquerda e dos descontentes, contudo não soube ou não quis demarcar-se dos partidos políticos, nomeadamente do PS, ao não tomar uma posição clara sobre o pantanal de suspeições que atingem José Sócrates.

Nobre por seu lado teria a vantagem de não ser um candidato subordinado ao apoio partidário, mas poderá ter contra si o facto de não ter divulgado as suas ideias para o país de um modo claro e inequívoco.

Eu continuo à espera dos desenvolvimentos desta disputa, guardando para mais tarde uma eventual escolha, que naturalmente pode vir a ser também, o voto em branco.

Nota Importante: Neste post só analisei as candidaturas do regime, porque fora dele já existe uma candidatura de peso protagonizada por Sua Majestade D. Pata Negra sobre a qual me debruçarei numa próxima ocasião.



««« - »»»
Pinturas Africanas



««« - »»»
(Mau) Humor Guerreiro
Mohammad Akbari

Ali Sur

7 comentários:

  1. Bom! Não estou a perceber! Só falas dos candidatos do regime?!
    Um abraço candidato

    ResponderEliminar
  2. Caros Guardião e Pata Negra,

    Acho este texto muito equilibrado, desapaixonado, isento e imparcial. Transcrevi-o para o Do Miradouro, acrescentando uma nota em que realço a mudança de regime que o amigo Pata Negra irá estimular.

    Abraços para ambos os colegas bloguistas
    João

    ResponderEliminar
  3. Guardião

    D.Pata Negraé o candidato da mudança, o homem do povo que conhece o povo e que tem a palavra e a posição adequada. Não se compara com nenhum dos outros três. Porém se não houvesse o D.Pata Negra entre os outros três eu tenho preferência. Desta vez, e contrariamente ao que costuma ser a minha posição, vou ser explícita no meu apoio. Voto D.Pata Negra, o voto útil num candidato à Presidência num País endiviaddo, de desempregados e duma população em que mais de 40%apenas sobrevive.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Ora assim, com a nota e o apoio dos dois conceitados comentadores que me precedem, a coisa está mais animada!
    Um abraço candidato

    ResponderEliminar
  5. Anónimo4:35 p.m.

    Como desalinhado, que sempre fui, eu estava para me abster mas visto que há um candidato efectivamente de fora do sistema, estou quase decidido a votar nele, desde que não pretenda instituir a monarquia.
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  6. Claro que a meu apoio vai Para Sua Majestade. Dos candidatos do regime, já sabemos que não virá nada de bom. Desse jogo a única coisa que me daria alguma alegria era a hipótese de correr com a cavacal figura e passar a ser o primeiro Presidente da República , a não ser reeleito.
    Já vi que não será possível, portanto vamos levar Sua Alteza D. Pata Negra para Belém !
    Isso sim, será uma Revolução.

    ResponderEliminar
  7. Ainda não tive tempo para pensar em que candidato irei votar mas deixaste aqui uma sugestão de peso.

    Bem-hajas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar