Tutankamon (1336-1327 AC)
Tutankamon, o ultimo rei da 18a dinastia, governou menos do que dez anos e morreu traumaticamente ainda adolescente, ainda assim ele permanece como um dos faraós mais famosos do Egito.
Isso graças aos incríveis tesouros encontrados em sua tumba, incluindo o sarcófago, a máscara funerária dourada e mais 5.000 em outros tipos de tesouros. A descoberta é também ligada a várias mortes inexplicadas entre aqueles associados a escavação, que muitos atribuem como uma maldição. Na verdade, Tutankamon fez muito durante o seu curto reinado para reparar os danos causados por seu pai Akhenaton, incluindo a restauração da antiga religião e levando a capital de volta para Memphis.
Texto retirado DAQUIO Egipto prepara-se para anunciar, segundo a imprensa internacional, no próximo dia 17 de Fevereiro a filiação do faraó Tutankamon, que até hoje tem sido um mistério da arqueologia.
««« - »»»
Foto de Lisboa
««« - »»»
Humor Turístico
Um dos momentos mais deslumbrantes da minha vida foi a visita que fiz à sala do museu do Cairo onde estão as magificentes jóias deste faraó.
ResponderEliminarA mais divulgada é esta máscara sumptuosa e de uma arte espantosa.
Mas as restantes peças são igualmente fabulosas.
Obrigada por poder recordar.
Fique bem.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarHoje venho para dar-lhe um abraço e dizer-lhe que, como fez Tutankamon no Egipto(pelos vistos apenas com 9 anos de idade), espero também que suja urgentemente em Portugal um exército de jovens que restitua a dignidade a este país tão despudoradamente desgovernado nestes últimos 30 anos.
ResponderEliminarEra filho de Seti. Pelo menos foi assim que eu aprendi. O anúncio dos egípcios é mais um golpe publicitário para revitalizar o turismo.
ResponderEliminarBjos da Sílvia
Cara Sílvia
ResponderEliminarHá por aí uma grande confusão, é que esse era o Ramsés II.
Aproveitar a Cultura para promover o Turismo até é bom, o problema é quando não se satisfazem as expectativas.
Cumps
Ouvi que anunciaram já que o denominado Faraó-Menino terá morrido de malária e de uma infecção generalizada nos ossos.
ResponderEliminarVi em Londres, noas anos 70, uma exposição desse Faraó. Adorei. Era jovem e as emoções triplicavam. Agora penso viajar até ao Egipto e voltarei a ver. Mas terei muito com que repartir as emoções e o primeiro amor é...
ResponderEliminar