sexta-feira, agosto 28, 2009

PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO

Tenho oportunidade de comunicar diariamente com turistas de todas as partes do mundo e a facilidade de conhecer diversas línguas ajuda-me nesta tarefa. A minha actividade, naturalmente ligada ao turismo, faz com que os visitantes estrangeiros acabem por me manifestar o que mais os agrada e também quais as maiores dificuldades que sentem no nosso país.

Por natureza os portugueses são prestáveis e procuram em geral ajudar como podem os turistas sempre que eles o solicitam. Esta atitude é valorizada pela grande maioria dos visitantes, mas o que quase nunca nos perguntamos é das razões que os levam a pedir ajuda com tanta frequência, mesmo quando não sabem uma única palavra de português.

Em Portugal a sinalética é quase sempre insuficiente, confusa ou mesmo inexistente. Tivemos uma oportunidade de ouro por alturas da Expo98, e contrataram-se peritos na matéria que fizeram um trabalho bastante interessante, mas depois disso voltou-se à confusão total.

Nós vamos desenrascando-nos, mas ponham-se na pele de um estrangeiro e tentem circular por Sintra no mês de Agosto, aproveitando para visitar os monumentos quase todos, e no dia seguinte vão a Belém, visitem a Torre, o Mosteiro e os Coches, e depois procurem o Museu de Arte Antiga ou o do Azulejo, conduzindo uma viatura. Tarefa impossível para quem não conheça Lisboa, a menos que recorra à simpatia dos tugas sempre dispostos a ajudar.

As nossas estradas não têm informação suficiente no que toca a direcções, mesmo as mais turísticas, e nos museus e monumentos há má informação e de todos os tipos mesmo que estejam sob a mesma tutela. Nos sítios oficiais dos museus e palácios a informação é vasta, mas confusa e por vezes contraditória ou desactualizada.

Podíamos aprender, bastava copiar o que há de bom por essa Europa fora, começando logo aqui pela vizinha Espanha, que nesta matéria está bem melhor servida.

By Palaciano

««« - »»»
Foto & Reflexo
Yanchous

««« - »»»
Caricaturas do Brasil
Ivete Sangalo por Baptistão

Eddie Murphy por Paffaro

9 comentários:

MARIA disse...

Ainda por estes dias comentava em família numa das ruas de Lisboa : a atentar na direcção da seta entre a faixa da esquerda e a central se a seta aponta as duas deve referir-se ao meio...
É a velha presunção de que no meio cai a virtude...
Por acaso acertei...
Um beijinho

Maria

Anónimo disse...

Recommend some of Taiwan's high-quality sites so that you do reference and to share ~ and we wish everyone peace and happiness!

Insulation paper:隔熱紙,health foods:保健食品,Baby Cakes:彌月蛋糕
Kaohsiung County Tourism:高雄縣旅遊,>Kaohsiung yoga:高雄瑜珈,Shiba Inu:柴犬
Kenting Tourism:墾丁旅遊,cleaning companies清潔公司,cheese cake:乳酪蛋糕
Clothing wholesale:服飾批發,Vietnamese brides:越南新娘,brides from mainland China:大陸新娘
Shaping:整形,MOTEL:MOTEL,Japanese clothing:日系服飾
Jelly silicone:果凍矽膠,brides from mainland China:外籍新娘,Kaohsiung Tourism:高雄旅遊
Cake:蛋糕,yoga classes:瑜珈教室,Torque Wrench:扭力板手
Internet marketing:網路行銷,website ranking:網站排名,seo:seo

Anónimo disse...

Um problema de capelinhas comandadas por incompetentes que nem se preocupam com as asneiras que fazem, porque nunca consultam um cidadão normal, refugiando-se em pareceres técnicos , que dão muito jeito quando são apanhados com uns dinheiros que inexplicavelmente caiu nas suasmãos sem esforço e sem justificação.
Lol

AnarKa

LopesCa disse...

Pois o que lhes vale é a boa vontade
A eles e a nós que às vezes também nos perdemos :)

Anónimo disse...

To do the right thing and have intimate friends are a happy thing ~
Your blog I very much like it, welcome to my website to visit Zhijiao!

張艮輝
張艮輝
張艮輝
雲林
國民黨
雲林立委
張艮輝
張艮輝

Anónimo disse...

Types of chocolate:
Commercially available chocolate and chocolate can be divided into thermostat thermostat-free chocolate, the so-called free thermostat chocolate, is chocolate containing cocoa butter composition of the separation, and then replace the cocoa butter to vegetable oils, due to low prices, easy and in the is not easy to melt under high ambient temperature have been widely used in commercial purposes, the French chocolate Technology Normal University are reluctant to use the thermostat-free chocolate.

Dalai Lama's public trip from August 31 to September 2. Dalai Lama plans on the 30th night entry from Taoyuan International Airport, 31 Chinese and foreign journalists will be held the morning, afternoon, and visits prospecting disaster victims, on the 1st of the trip was a public speech and the victims of the village, a modern place in Kaohsiung City Comprehensive Stadium, 2 No. Han God Dome Banquet Hall with Cardinal Paul Shan Kuo-hsi of the talk.

São disse...

Desde que visitei a Bélgica há cerca de trinta anos que fiquei com a noção da falta de qualidade da nossa sinalética, de facto.

Bom fim de semana

A. João Soares disse...

Caro Guardião,

Se os cargos de responsabilidade nesses e noutros sectores estivessem nas mãos de pessoas que fossem capazes de raciocinar, nem era preciso imitar os estrangeiro. Há sinais de trânsito e de outras finalidades que estão ali porque sim! Ninguém pensa na sua utilidade verdadeira.
Tenho batido muito no problema da (in)segurança rodoviária que tem o maior mal na incrível sinalização sem critério nem utilidade. Há sinais de 30 porque ali é perigoso circular a mais de 60!!! Então porque não colocam um de 60???
O resultado é ninguém obedecer aos sinais, e o hábito faz que um sinal correcto não obedecido pode dar grave acidente. Logo a grande culpa dos mortos e feridos de que nesta época do ano se fala é causada pelo mau estado das estradas em questão se sinalética.

Um abraço
João

zé lérias (o. carvalho) disse...

É realmente um pesadelo a falta de informação.
Se se é de Lisboa ou de qualquer outro lado (conhecendo-se por isso os cantos à "casa")não nos passa pela cabeça que qualquer visitante se percam por aí. Daí a nossa conhecida ignorância em matéria de informação... prevalecendo o não menos proverbial desenrasque :(