Temos cada vez mais pessoas idosas em Portugal, e importa saber quais as razões desta baixa substituição de gerações e o que é que podemos aproveitar desta situação.
Os portugueses têm cada vez menos filhos e muitos jovens abandonam o país logo que terminam a sua vida académica ou nos 5 anos seguintes, e embora todos saibamos porquê, não se realizam estudos científicos que o provem sem margem para dúvidas. Portugal não oferece condições de vida atractivas e dignas para os jovens poderem pensar em constituir família e ter filhos sem terem que contar os tostões ou dependerem de familiares.
Os mais velhos anseiam pela reforma porque estão fartos de ser desvalorizados e mal pagos, quando ainda teriam muito para dar à sociedade, quer pela sua experiência quer pelo conhecimento profundo da área em que labutaram muitos anos da sua vida de trabalho.
Portugal despreza o seu potencial duma juventude intelectualmente preparada, e a experiência dos seus mais experientes trabalhadores, em favor dum mercado de trabalho mais barato (mal pago) e sem experiência e conhecimentos técnicos que permitiriam um avanço para um futuro melhor e mais próspero.
Somos dominados por elites que preferem o lucro a curto prazo, a manutenção de regalias imerecidas, e o poder a todo o custo. Os mais velhos são inúteis, os mais novos inexperientes e o que interessa mesmo é o que seja mais barato.
Um país que não sabe aproveitar o que tem de melhor só pode ser um país falhado e destinado a uma decadência sem retorno.
Citação:
Sem comentários:
Enviar um comentário