sexta-feira, julho 08, 2022

GOVERNO ENGANOU OS PENSIONISTAS

Antes deste Governo chefiado por António Costa ter tomado posse, e ainda no rescaldo da campanha eleitoral que deu a maioria absoluta ao PS, recordo-me de ter dito que os eleitores estavam iludidos e que, no caso dos reformados e pensionistas, Costa os tinha usado para alcançar os seus intentos.

Fui naturalmente contrariado por muitos que achavam ainda que era melhor o PS que o PSD ou o retorno a uma geringonça. Nessa mesma altura eu disse que no caso dos reformados e pensionistas não havia nada de bom a esperar do Governo chefiado por A. Costa e que, no máximo, só manteriam a promessa do aumento extraordinário de 10€ que constava do OE anterior que tinha sido chumbado.

Até nisso me enganei, Costa mentiu aos portugueses mesmo quando apresentou o novo OE para 2022, pois lá consta textualmente “para além da actualização regular das pensões nos termos da lei, está previsto também um aumento extraordinário de 10 euros a partir de Janeiro, beneficiando 1,6 milhões de pensionistas cujo montante global de pensões é igual ou inferior a 2,5 vezes o valor do IAS”.

Esta terça-feira foi aprovado por Marcelo o decreto onde se implementa este aumento, e afinal, o aumento extraordinário não é de 10€ pois a essa quantia é deduzido o valor da actualização anual das pensões verificado a 1 de Janeiro de 2022.

O que está escrito no OE para 2022 e que foi aprovado no Parlamento não tem duas leituras possíveis, por isso e objectivamente, Costa e o seu Governo MENTIRAM aos portugueses durante este tempo todo, e quando os pensionistas forem olhar para os aumentos reais que esta medida introduziu, vão sentir-se legitimamente defraudados.

Na fotografia Costa e o Governo saem mal e Marcelo Rebelo de Sousa também, pois não acredito que tenha assinado de cruz, logo ele que é um constitucionalista.

Nota: Se alguém desejar saber na realidade qual o aumento que decorre desta medida AQUI fica um link útil.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário