segunda-feira, setembro 29, 2014

"ADORO" RANKINGS



Existem rankings para tudo e para todos os gostos, e isso permite que se cheguem às conclusões que se desejam, incluindo uns quantos e excluindo outros, conforme dê mais jeito a cada teoria.

Imagine-se apenas este título “Portugal no 21º lugar em ranking de 37 países relativo ao salário médio anual”, que saiu no Jornal de Negócios de 29/09/2014.

Depois de lido o título, e abaixo duma imagem com notas de 10 euros, ficamos a saber que o universo dos tais 37 países inclui países europeus, do Médio-Oriente, Oceânia, África e Américas. Outra particularidade desse universo é que é restrito a profissionais seniores, seja lá o que isso signifique para quem construiu o dito ranking, que também só se refere a salários e exclui outras retribuições.

Como fui pesquisar o que é considerado ser um profissional sénior, e dado que o salário médio anual para Portugal é de apenas 28.194 dólares, pouco mais de 2.000 dólares mensais, só posso concluir que o ranking é uma completa farsa, pois não corresponde minimamente à realidade.

A quem interessa a divulgação de rankings desta natureza? De certo não será a quem aufere um salário mínimo de aproximadamente 500 dólares… 


Trabalhador normal e sénior

1 comentário:

  1. Afinal estamos em 42ª lugar duma lista de 72 países e bem longe da esmagadora maioria dos nossos parceiros da velha Europa. Quanto à quantia média dos quadros superiores ela é upa-upa estes valores, porque 1.500 e tal euros mensais não é de perto nem de longe o que ganham os profissionais seniores desta baiuca.
    Bjos da Sílvia

    ResponderEliminar