terça-feira, julho 03, 2007

O NOSSO MUNDO

Recebi há instantes umas fotos enviadas por um amigo que me deixaram pensativo e me fizeram correr para este teclado. O título, que já vinha de outros endereços tinha algo a ver com a segurança no trabalho, mas eu pensei de imediato, sei lá porquê em competitividade.
Um dos lemas que os economistas mais relevam nos seus discursos é o da competitividade e, as receitas que abundantemente dão viram-se sempre para os custos laborais e para a necessidade de os reduzir. Depois lá vem o tal mundo globalizado, e a concorrência dos outros países que oferecem os mesmos produtos ou equivalentes a preços muito inferiores aos nossos.
Sabemos todos que os cifrões, ou os euros se preferirem, dominam as mentes dos economistas e dos investidores, mas não acreditamos que eles sejam cegos e não vejam o que se passa nos tais “paraísos” produtores de artigos a tão baixo preço.
Não quero ser injusto, não mencionando que já os falar também de mercados justos e de concorrência desleal, mas só quando estão envolvidos subsídios e incentivos fiscais, que por serem atribuídos a outrem, também eles os reivindicam.
O que fica por se saber, é até onde é que eles nos querem conduzir, até que patamar teremos de descer para satisfazer as suas ambições. Deixo-vos as tais fotos que me levaram a este post.

««« - »»»

O capacete

Os óculos protectores

WC by Roaring Viking

6 comentários:

  1. Anónimo9:30 a.m.

    Nivelar por baixo tem sido a preocupação dos nossos governantes e economistas. São brilhantes e amantes do progresso esses senhores. Talvez em breve se tornem habituais cenas como as das fotos, mesmo aqui pela Europa, a mesma que se diz social, reformadora e progressista.
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Bem documentada esta denúncia dos tubarões!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3:05 p.m.

    Já falta pouco para atingirmos este nível de desenvolvimento, graças aos nossos grandes líderes.
    Fui

    ResponderEliminar
  4. Não faltam por aí exemplos de (in)segurança no trabalho e casas ao abandono. Assunto bem "agarrado".
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Anónimo9:13 p.m.

    Ainda por cima, esses países fazem concorrência desleal....os seus trabalhadores não têm condições de vida e trabalho razoáveis.
    ...a ver vamos o que vai acontecer à Europa e mesmo à América com o avanço de produção industrial da China, Indía, etc...

    Post oportuno!
    Abraços ;-)

    ResponderEliminar
  6. muito pertinente o post!

    a sulista focou um aspecto crucial: a concorrência desleal!

    o nosso textil e o nosso calçado não se aguentam com estas coisas!

    as fotos mostram um atentado à humanidade!

    ResponderEliminar