quarta-feira, junho 01, 2011

A DAMA DO ARMINHO

No ano de 1485, Leonardo da Vinci inicia essa sua grande obra-prima: é o retrato de Cecília Gallerani, a Dama do Arminho, encomendado por Ludovico Sforza. A jovem, com sua cabeça pintada com a mesma mestria que a cabeça do belo anjo Uriel da pintura Madona, com o olhar fixado para algo fora da pintura, fugindo do olhar do espectador, possui um rosto tranqüilo, insinuando o início de um sorriso sereno. 

O arminho repete-lhe o movimento da cabeça, cuja pata curvada elegantemente correspondente ao movimento do animal, criando uma sintonia entre a modelo e ele. A linguagem iconográfica presente nessa pintura, recorda-nos um pouco da anterior Ginevra de' Benci. O Arminho representa o sobrenome da jovem em grego galée, mas também é o símbolo de seu amante Ludovico Sforza. 

Cecília abraça carinhosamente o seu amor junto ao colo. Após a conclusão desta surpreendente obra de arte, Ludovico termina seu romance com a jovem e casa-se com Beatriz d'Este, e no mesmo ano, toma como amante a modelo da obra intitulada erroneamente como La Belle Ferronière, também encomendada por este.

Nota: Este quadro vai estar em exposição na Sala de Exposições Temporárias do Palácio Real de Madrid, de 14 de Junho até 4 de Setembro próximos. Mais informação AQUI e AQUI.


««« - »»»
Foto - Verde e Amarelo
By Palaciano

6 comentários:

opolidor disse...

normalmente não se repara tanto nas mãos ( e nos pés) que são pormenores muito difíceis de reproduzir...
gostei.

São disse...

Pois eu acho este quadro muito mais bonito do que a celebérrima Gioconda.

Quando passei na sala do Louvre onde está exposto sob um vidro à prova de bala, havia uma multidão embasbacada à sua frente.

Boa noite

Anónimo disse...

Um mestre é sempre um mestre e este quadro só não tem a projecção da Mona Lisa porque estava na Polónia, e não em França.
Bjos da Sílvia

C Valente disse...

Agradeço sua atenção, cá vamos devagar
Saudações amigas

C Valente disse...

Agradeço sua atenção, cá vamos devagar
Saudações amigas

RAQUEL disse...

REALIZO SEMPRE ATIVIDADES EM AULA DE ARTE COM MEUS ALUNOS...ELA REPRESENTA MUITO BEM O PERÍODO DO RENASCIMENTO...