terça-feira, dezembro 29, 2020

BALANÇO DE 2020

 

Está prestes a terminar o ano de 2020, que para mim não terá sido dos melhores, nem tão pouco dos piores da minha vida.

A saúde teve altos e baixos, pois vinha de recuperar duma operação a uma hérnia do hiato, e logo tive que me preparar para ser operado a uma hérnia umbilical. A operação esteve marcada e os exames foram todos feitos (até o da Covid), mas quando já estava a soro e preparado para a faca, chegou a ordem de suspender a intervenção por terem uma situação demorada em mãos e não haver tempo para me operar. Cerca de 15 dias depois fui chamado à pressa, fiz novo teste à Covid e fui, finalmente, operado e com sucesso, voltando logo de seguida a casa para uma recuperação de 4 semanas.

Na frente laboral as coisas também não foram famosas. Quando estava prestes a regressar ao activo fui informado que só o podia fazer usando a máscara durante as 7 horas de serviço, mesmo sabendo-se que eu tenho, entre outros, problemas respiratórios. Podiam ter-me designado para funções onde isso não fosse obrigatório, mas essa hipótese nem esteve sobre a mesa. A médica de família passo-me a declaração respectiva, e eu encarei a hipótese de voltar ao activo, mas tive umas complicações de saúde e, inesperadamente recebo a notícia de que estava aposentado, dois meses e meio depois de o ter solicitado,

Passei à aposentação mais cedo do que esperava, mas confesso que isso veio na hora certa. Trabalhei mais de 45 anos, desenvolvi as mais variadas profissões, por necessidade nalguns casos, mas sempre com muito empenho. Nos últimos trinta e tal anos trabalhei na área do Património, uma actividade a que me entreguei de corpo e alma, mas nos últimos anos senti que já não valia a pena tentar batalhar por melhorias, porque havia quem não estivesse disposto a sair do marasmo em que alguns serviços se encontram.

Outros desafios se abrem agora para mim. Comecei por colocar as minhas leituras em dia. Pude começar a ver os meus arquivos anárquicos, que posso agora pensar em organizar.

O Natal foi o possível, sem os meus filhos e netos por perto, coisas da Covid, e a passagem de ano também será igual, só com os da casa, mas espero que o 2021 seja melhor do que o anterior, com saúde e dinheiro para os gastos.   

Texto de Luís Conceição  

2 comentários:

  1. às vezes a aposentação abre portas a uma séria de tarefas agradáveis para as quais não houve tempo antes.
    Desejo que o novo ano que se aproxima, seja tão pacífico como um bebé e tão alegre como uma criança. Principalmente que, a saúde e a normalidade regressem à nossa vida, como a Primavera regressa após cada Inverno. Feliz 2021
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  2. Não deixemos morrer os nossos mortos

    ResponderEliminar