terça-feira, setembro 13, 2005

AGORA PERCEBEMOS

Há poucos dias o presidente da AEP afirmava que os funcionários públicos deviam prestar trabalho extraordinário “de borla” e também acrescentou que os mesmos andavam a brincar com o dinheiro dos contribuintes portugueses.
Prezamos muito a liberdade de expressão, o que também permite que pessoas como o senhor Ludgero Marques possam proferir dislates daquela natureza. Independentemente de poderem ser consideradas ofensivas as suas declarações, revelam a sua ignorância sobre a lei e sobre o sector, além de dias depois ter deixado caír o véu sobre uma outra situação muito interessante.
Nos últimos dias esteve em Portugal um príncipe saudita que veio expressamente desenvolver o intercâmbio cultural entre os dois países, e aproveitou a ocasião para promover uma exposição de pinturas da sua autoria num palácio de Sintra. Não saberá o presidente da AEP que durante a estadia do príncipe, houve funcionários públicos e outros agentes, que efectuaram trabalho extraordinário para o Estado português sem receberem um único euro, situação que até nem é “virgem”, mesmo sabendo à partida que assim seria por falta de verbas da tutela envolvida. O desafio que fazemos depois de ler-mos a comunicação social de 13/9 é para que o senhor Ludgero Marques venha agora afirmar que a sua disposição em participar na missão empresarial que vai visitar a Arábia Saudita também será paga do seu bolso, não representando qualquer encargo para o Estado, demonstrando deste modo que não anda a brincar (passear) com o dinheiro dos contribuintes.Pregar a moral obriga os honestos à sua prática

sexta-feira, setembro 09, 2005

A QUEDA DE MÁSCARAS

Uma das vantagens que advém da idade é concerteza a possibilidade de encontrar analogias entre situações do presente e do passado. Para muitos apenas um grau académico na área de História habilita alguém nesta matéria, contudo a experiência e as vivências dão uma visão mais nítida e concreta da matéria.
Nos nossos dias começam a revelar-se pública e descaradamente discursos e comentários que eram normais na década de 60 do século passado. Há algumas diferenças de forma, imaginativas reconheço, mas que procuram atingir os mesmos objectivos. Uma diferença notável é a expressão “defesa de interesses corporativos” que no passado não era sequer imaginável, já que o termo corporação estava “colado” aos interesses económicos, leia-se grande patronato, ao contrário do que se ouve no presente, em que é associado aos trabalhadores.
Também no léxico político há assinalar diferenças substanciais, já que não se fala hoje na exploração do homem pelo homem, pelo contrário, até se tolera que haja trabalho extraordinário não remunerado e não se critique, politicamente e socialmente quem advoga publicamente estas práticas.
A nossa democracia começa a apresentar sintomas negativos ao deixar alastrar a corrupção, dizem-no instâncias internacionais. Ao ignorar insultos aos funcionários públicos, militares e forças de segurança, feitos publicamente e reproduzidos na comunicação social, acusando-os de serem sanguessugas, parasitas e de andarem a brincar com o dinheiro dos contribuintes, como se eles tivessem o poder legislativo e decisório nas suas mãos, além de serem muito naturalmente os contribuintes mais cumpridores até por força das circunstâncias.
Na fase actual já todos compreenderam que o governo decide primeiro e só depois está disposto a dialogar com os sindicatos, afirmando taxativamente que não vai alterar a sua decisão, pretendendo (?) assim cumprir a lei da negociação.
Podem-se comprar alguns, podem-se iludir muitos com promessas, mas não é possível enganar a todos. A consciência cívica e a oposição às tentativas de silenciamento vão continuar mas “o antigamente” não voltará, por muito que alguns o tentem.

sexta-feira, setembro 02, 2005

PATRIMÓNIO MUNDIAL ?

Efectuando mais um passeio pela serra de Sintra surgiu a oportunidade de verificar, ou pelo menos tentar, o estado duma zona classificada de Património Mundial.
A primeira paragem foi na Piriquita para tomar o pequeno almoço e logo apareceu um motivo de reparo, o mau cheiro saído das sarjetas. Foi um mau começo atendendo a que os travesseiros estavam óptimos.
A paragem seguinte foi no Parque da Pena, e nova desilusão, confirma-se que para visitar o Palácio também é obrigatório pagar o Parque, que está uma perfeita miséria, basta andar um pouco para além do caminho que conduz ao Palácio para verificar o abandono a que está votado o dito parque.
Seguiu-se o Convento dos Capuchos, e também aqui é patente a degradação para quem está habituado a ver obras. O que se disse que foi reparado foi apenas atamancado para enganar os olhos.
Como nos fora sugerido por um sintrense seguimos o nosso mapa em direcção à Tapada do Mouco, tentando verificar os preparativos do tal reality show da TVI, e eis que quando estava-mos no local que nos tinham indicado, fomos instados a voltar para traz porque, informaram-nos, o caminho estava interdito por motivo de obras. Claro que me lembrei do facto de estar num Parque Natural que até está classificado como Património Mundial, mas não me pareceu que o indivíduo estivesse sensível ao facto, nem eu estava para me aborrecer em férias.
Recuei e dirigi-me a Monserrate para ver o que já temia, obras de fachada e um Parque em mau estado, embora melhor que o da Pena.
Por tanta decepção junta, apesar dos avisos dum colega que me tinha alertado para o caso, ficou-me a vontade de felicitar os tais Montes da Lua, a Câmara de Sintra e o IPPAR, na pessoa dos seus responsáveis, pelo péssimo trabalho que merece ser divulgado como um exemplo a evitar.Já agora, as tais contrapartidas que a TVI, ou a Endemol vão dar pelo incómodo e eventuais estragos causados a pessoas e à natureza, vão ser divulgados publicamente ? É o mínimo que um cidadão contribuinte pode pedir.