terça-feira, dezembro 11, 2018

MENOSPREZAR A HISTÓRIA DE PORTUGAL

Está a ser cada vez mais questionada a História de Portugal, não pela descoberta de novos dados, mas apenas porque se entrou numa espiral de julgamentos da nossa História, utilizando parâmetros sociais e morais dos nossos dias.

As nossas descobertas são questionadas por quem prefere salientar os aspectos negativos, em vez dos avanços civilizacionais que originaram. O caso dos Museu das Descobertas e as polémicas associadas são apenas um pequeno exemplo desta tendência.

Para quem lida diariamente com o nosso Património e com o que se diz aos visitantes de museus e monumentos, nacionais ou estrangeiros, já nada consegue surpreender grandemente.

Uma das muitas coisas que me deixava incomodado era ouvir, diante do retrato de D. João V, que o uso de perucas era devido à falta de higiene e à proliferação de piolhos. Esta explicação que até nem é totalmente incorrecta, carece evidentemente dum enquadramento geral dos hábitos higiénicos das cortes europeias ao tempo, e isso ficava sempre por dizer.


Hoje quase não conseguimos imaginar viver sem o banho diário, mas como se percebe, não podemos fazer juízos sobre os hábitos higiénicos em Portugal, sem os enquadrar na época em que viveu o Rei Magnífico, nem segundo o critérios higiénicos de hoje. 

D. João V, o Magnífico

Sem comentários:

Enviar um comentário