domingo, outubro 07, 2018

O ALERTA E A PREVENÇÃO


O fogo recente na serra de Sintra vem chamar a atenção para os perigos existentes para o Património construído, e para os seus muitos visitantes, e não apenas na zona de Sintra.

Conhecendo-se as condicionantes do trânsito na serra de Sintra, especialmente na época alta, que nestes dias já representa mais de seis meses, todos ficamos preocupados com a retirada dos visitantes da zona mais arborizada, e com o acesso de viaturas de socorro, apesar de se saber que existem forças situadas na zona.

Se em Sintra o panorama é preocupante, pois tem fragilidades, noutros locais também existem problemas, mesmo que menos falados.

Em Mafra temos uma envolvência da Tapada de Mafra, onde existem vários problemas, e uma Tapada militar onde ainda existe uma carreira de tiro, o que parece impossível nos tempos actuais.

Outras preocupações são extensíveis a muitos museus, palácios e monumentos, que se prendem com meios de combate e prevenção de incêndios, desde alarmes, passando por meios de combate, a saídas de emergência, e continuando pela falta de planos de emergência validados, e falta de simulacros para treino de equipas no terreno.

Não julguem que isto é ser alarmista, porque é sempre melhor prevenir que remediar…

1 comentário: