quarta-feira, outubro 17, 2018

A SER VERDADE ESTAMOS PERANTE MAIS UM LOGRO


Muito se tem falado das reformas antecipadas e da “benesse” que este governo ia dar a partir do próximo ano, com a premissa de que bastava ter-se 40 anos de serviço (descontos) e idade superior a 60 anos para se beneficiar da não penalização do factor de sustentabilidade, mantendo-se contudo a penalização de 0,5% por cada mês em falta até aos 66 anos e 5 meses.

Afinal tudo não passou de um grande logro, que os governantes deixaram que persistisse na opinião pública e publicada, até hoje, altura em que o ministro Vieira da Silva veio “esclarecer”.

Segundo o Observador, o ministro terá esclarecido que, a partir de Outubro, altura em que entram em vigor as tais condições, “só terá acesso à reforma antecipada quem tenha 40 anos de carreira aos 60 anos de idade. Como acrescenta o jornal “de futuro, uma pessoa com 64 anos e 43 de descontos para a segurança social (ou para a CGA, ou ainda para o conjunto dos dois sistemas) não poderá reformar-se antecipadamente, mesmo que com cortes, uma vez que aos 60 só tinha 39 anos de carreira contributiva.

Atirar com notícias falsas, ou incompletas, e deixar que elas se espalhem durante semanas, para só no fim vir esclarecer em conferência de imprensa, não abona em nada a reputação do ministro, do governo, e dos partidos que lhe dão suporte parlamentar. Por outro lado, a medida é injusta, pois penaliza até os mais velhos, como dá para perceber.



1 comentário: