domingo, agosto 05, 2018

PATRIMÓNIO E SEGURANÇA


Nestes dias quase todos recebemos mensagens sobre o risco de incêndios, o que podia significar que as autoridades estão todas muito preocupadas com a segurança das pessoas, mas será que é mesmo assim?

Nas sociedades modernas enfrentamos todos os dias diversas ameaças, sendo que os incêndios apenas representam uma pequena parte, e que por via dos acontecimentos do último ano saltaram para a ordem do dia e para a primeira prioridade das autoridades.

Não podemos negligenciar outras situações de perigo, como o terrorismo, os terramotos ou outro tipo de eventos que causem o pânico ou ponham em risco as pessoas, nomeadamente em locais muito frequentados.

Os museus e monumentos são locais muito sensíveis, que nesta época do ano juntam duas situações, a aglomeração de público e um património que todos queremos preservar.

Podem falar de planos de segurança, que podemos discutir, de cautelas suplementares em ocasiões específicas, que diria raras, e de formação adequada com mecanismos de resposta, em que não acredito. As situações de emergência não tem merecido a atenção devida, esta é uma realidade, infelizmente.

Confiar na sorte tem sido a prática até ao presente, esperemos que um dia mude, de preferência antes de se registar alguma tragédia.



2 comentários:

  1. Passei para desejar um bom domingo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Ia jurar que os monumentos nacionais já têm planos de segurança e pessoal formado em suporte básico de vida...

    ResponderEliminar