quarta-feira, agosto 01, 2018

BRINCAR COM AS ESTATÍSTICAS


Tive a oportunidade de ler um artigo no ECCO economia online com o título sugestivo, “Poucos e mal pagos. Funcionários públicos portugueses ganham menos 46 euros por dia que os colegas europeus”.


Podia ficar por aqui, dizendo que não me admirava nada, que é sabido que não temos funcionários públicos a mais, e que é um facto que ganham menos que a maioria dos colegas europeus, mas verifiquei que existem umas subtilezas no texto, que não podem passar em branco.


Embora os dados dos salários fossem de 2014 (para Portugal e para os outros países, diga-se), os articulistas acrescentam que o salário médio mensal dos portugueses (em 2014) era de 1.396 euros brutos, que comparava com os 2.789 euros dos praticados na Zona Euro, mas que segundo os dados actuais em Portugal os funcionários públicos ganhavam (média mensal) em 2017, 1.465,7 euros e com os suplementos pagos regularmente eram 1.705,8 euros brutos.


Ora bem, depreende-se que de 2014 para 2017 houve um ganho médio mensal de 5,5% e que os tais suplementos pagos regularmente são em média de 240 euros.


Vamos ser sérios, porque nem os cortes salariais justificam estes aumentos, nem os suplementos (que não são recebidos pela maioria dos funcionários) podem atingir uma média de 240 euros mensais. 

Quanto aos salários dos funcionários públicos (mostrados no vídeo) vejam com atenção, e percebem logo que a maioria das profissões nem sequer existem na função pública.



Sem comentários:

Enviar um comentário