quinta-feira, dezembro 14, 2017

O PATRIMÓNIO E AS MÁS NOTÍCIAS



Nos últimos meses o Património (museus, palácios e monumentos) só tem sido falado por más razões, o que só pode significar que as coisas não estão a correr bem.

O mau uso de monumentos, quer durante o horário de funcionamento (Jerónimos), quer durante cedências de espaços (Ajuda, Panteão, e Convento de Cristo), foi noticiado e comentado por todo o lado, e isso não é propriamente boa publicidade.

Outras notícias têm vindo a público, devido a más condições de conservação como sejam as referentes ao Templo Romano de Évora e agora do Convento de Cristo.

Já sei que para alguns serão apenas casos pontuais, e algumas condições extremas, mas ficará sempre a dúvida. O que acontecerá se alguém se lembrar de mandar verificar se o Palácio de Mafra reúne condições de segurança para visitantes e trabalhadores, devido à avançada degradação dos apoios dos sinos dos dois carrilhões?

A falta de recursos não pode ser a explicação para tudo, porque se algum dia se registarem vítimas e estragos de grande monta, todos quererão saber quem foram os responsáveis, e será a confusão total, tantos foram os silêncios e os que olharam para o lado…
 



Sem comentários:

Enviar um comentário