quarta-feira, setembro 27, 2017

O PORTUGAL POUCO SEXY



Diz-se por aí que Portugal está na moda, que Portugal está mais sexy, e atiram-se números fantásticos da entrada de turistas, de entradas em museus e monumentos, ou de dormidas nos hotéis, para justificar as tiradas bombásticas.

Há coisas que ficam na sombra, para não dizer no esquecimento, como os preços muito baixos da restauração, dos museus e monumentos e dos serviços em geral, talvez porque não sejam realidades tão sexys como isso.

O país atrai cada vez mais estrangeiros por via da oferta pelos baixos preços, pelos baixos impostos, e talvez por isso mesmo estamos a competir com Malta no aumento do turismo, o que não será motivo de tão grande orgulho.

Qual é o valor que estamos a acrescentar à nossa oferta para oferecer ao turismo? O que é que estamos a fazer para melhorar a qualidade dos serviços, na restauração, na hotelaria, nos transportes, nos museus e monumentos, e mesmo na segurança?

Os barcos do Douro podem estar a abarrotar de estrangeiros, mas a pagar miseravelmente aos trabalhadores, os monumentos podem estar cheios de estrangeiros mas com trabalhadores a receber pouco mais do que o salário mínimo nacional, a restauração pode estar a ter uma boa performance mas com baixos salários e grande precariedade, e por aí em diante, mas nada disto é sexy, pelo que não é notícia.



1 comentário: