terça-feira, março 07, 2017

ALERTAS NO TURISMO

Sei que muitos já deixaram alertas sobre os perigos que o turismo nacional enfrenta, especialmente nas grandes urbes como Lisboa e Porto, onde a autenticidade do que oferecemos se vai perdendo, porque a oferta começa a ser igual à que se encontra noutras capitais europeias.

Fala-se do arrendamento de curta duração, que afasta os nacionais dos bairros típicos, que assim deixam de o ser pois o que mais se vê são turistas, lojas de souvenirs, restaurantes de fast food, menus estrangeiros e os tão tipicamente portugueses tuk-tuks.

O triângulo formado pelos habitantes, a oferta gastronómica e o Património histórico e paisagístico, fica imensamente reduzido, mas não é tudo.


O perigo mais recente, que quem trabalha com estrangeiros já começa a ouvir com demasiada frequência, é o aumento dos preços da hotelaria, sobretudo do alojamento, que começa a afastar mais uma das vantagens do Turismo nacional.  


3 comentários:

  1. Querem matar a galinha dos ovos de ouro.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. É verdade o êxito do turismo em Portugal tem alguns aspetos negativos para o país .
    Mas também cria muitas oportunidades
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Não se podem desprezar as oportunidades criadas, mas a continuar a ser assim são colocados em risco muitos mais postos de trabalho. O fenómeno não é novo lá fora e podíamos aprender com eles procurando não cair nos mesmos erros.
    Joca

    ResponderEliminar