quinta-feira, fevereiro 09, 2017

TRABALHADOR OU COLABORADOR?

Até muito recentemente só se usava a palavra trabalhador quando se pretendia mencionar alguém que trabalhava para alguma entidade, qualquer que fosse, mas nos últimos anos apareceram uns quantos que começaram a usar o termo colaborador, pretendendo que este substitua o de trabalhador.

Não sou um linguista mas é evidente, basta recorrer a um dicionário, que as palavras não são sequer sinónimos, e que não querem dizer a mesma coisa, mas então porque existe esta intenção de substituir o termo trabalhador?

Ouvir explicações dadas por responsáveis de recursos humanos e gestores empresariais, é razão para dar umas gargalhadas, e penso que pela parte dos trabalhadores ninguém se sente incomodado com a palavra trabalhador, pelo que parece que só os empregadores (alguns), preferem o termo colaborador.


A situação acaba por ser engraçada, e já se imaginam frases como “vou a caminho da minha colaboração”, “o senhor diga-me onde colabora”,  “na sua empresa qual é a sua colaboração?”, " vá para o seu posto e colabore". 


3 comentários:

  1. A primeira vez que ouvi uma voz chamando pelo colaborador X numa loja de departamentos eu também fiquei sem entender. Penso que quem colabora, ajuda e, se ajuda não requer remuneração, portanto não pode ser um trabalhador...
    É o mesmo que chamar os professores de educadores. Professor ensina algo específico, educador molda o comportamento do ser, portanto só pode ser a família, um terapeuta, uma babá...
    Outra coisa que está se tornando normal por aqui é chamar o técnico de time de futebol de professor ... Será mesmo a evolução!?!

    ResponderEliminar
  2. antigamente havia uma criada, depois passou a empregada doméstica e hoje é colaboradora da economia doméstica.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. O que eles querem sei eu! Colaborador era um termo usado para os informadores da PIDE!

    Um abraço de assalariado

    ResponderEliminar