domingo, janeiro 22, 2017

AS BAILARINAS



Há determinados temas na pintura que inevitavelmente nos levam a recordar alguns pintores que os abordaram de forma magistral. Edgar Degas, como é vulgarmente conhecido, foi um pintor que sempre ficou na minha memória como um exímio pintor, que nos deixou delicadas pinturas de bailarinas, que o tornaram um pintor de renome.

Muitas vezes classificado como um impressionista, embora não tenha utilizado as cores que caracterizam este estilo, era muito mais conservador e terá tido por isso mesmo menor impacto na opinião pública da época do que Monet, este sim um verdadeiro impressionista.

Degas também se distinguiu na escultura, e A pequena bailarina de catorze anos, esculpida em bronze, terá sido talvez um dos maiores marcos da sua obra, deixando chocados os seus colegas e toda a «boa sociedade da época». Vale a pena ler o texto constante na Wikipedia (AQUI).


The Opera Dance Studio on the Rue Le Peletier

The Star - Dancer on Stage

3 comentários:

  1. Vi na Gulbenkian dois quadros dele em Novembro.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. A dança é a expressão da alma. Só dançam bem aqueles que se entregam à paixão pela leveza dos movimentos do corpo. Quem consegue captar essa expressão corporal e repoduzí-la numa tela merce o nosso respeito e admiração. gostei dessa sua lembrança de hoje. Boa semana!

    ResponderEliminar
  3. são retratos lindos
    um abraço

    ResponderEliminar