quinta-feira, dezembro 15, 2016

POLITICAMENTE INCORRECTO

Começo por declarar que me estou nas tintas para o politicamente correcto e que ponho acima de tudo a conservação do Património e a fruição do mesmo em condições aceitáveis.

A medida aprovada, por alteração legislativa, de permitir a entrada gratuita nos museus portugueses aos domingos e feriados até às 14 horas, para todos os residentes em território nacional, não me parece adequada para abranger todos os museus e monumentos nacionais, muito especialmente para aqueles que já apresentam níveis de visitas que rondam o limite adequado ao espaço visitável, às colecções expostas e aos meios de segurança ao dispor dos serviços.

As desculpas da tutela usando argumentos como a legislação europeia, não colhe de todo e é quebrada em diversos países e diversos museus, pelo que não será por aí que se encara o problema de frente.

Toda a gente gostaria de visitar gratuitamente o nosso Património, isso é indiscutível, mas não é responsável colocar em causa a segurança dos visitantes e das colecções, só para colher mais uns votos.


Não terei arranjado muitos amigos com este post mas, para mim, existem valores maiores do que as borlas. Por outro lado, e porque acho que os portugueses merecem mais do Estado para o qual contribuem, não vejo nenhuma incompatibilidade em dar entradas grátis nos meses de menor afluxo de visitantes, como seja de Outubro a Março, aos sábados, domingos e feriados. 

Torre de Belém

Palácio Nacional de Mafra

3 comentários:

  1. Dois monumentos com apenas uma entrada e a mesma saída, mas existem mais...
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  2. Como são autorizadas as visitas a monumentos e museus sem condições de segurança?
    Joca

    ResponderEliminar
  3. Esta medida nada tem a ver com tutela e votos governamentais pois foi aprovada na AR com os os votos a favor de todas as bancadas com a excepção da do PS.

    ResponderEliminar