terça-feira, maio 10, 2016

O ENSINO PRIVADO E OS DINHEIROS PÚBLICOS



Começo por dizer que frequentei o ensino privado quando muito novo, e depois, já no antigo 3º ano dos liceus, passei para o ensino público, até à faculdade, numa altura em que só existiam faculdades públicas.

A actual polémica sobre o financiamento público do ensino privado parece-me um disparate completo, uma vez que por definição, o que é privado não deve ser pago com dinheiros públicos, ponto final.

Por experiência própria sei que há bons professores no público e no privado, e que alguns podem pagar o ensino privado, que se pode diferenciar por actividades extra, como aulas de estudo acompanhado, natação, equitação, e outras actividades, que não são uma característica do ensino público. O ensino público, desde que o dinheiro público não seja disperso pelos privados que vivem à custa do Estado, também poderá proporcionar um ensino de qualidade, com instalações dignas e docentes motivados.

Sei que podem existir excepções, onde o Estado não possa proporcionar serviços de educação suficientes para a procura, e aí entende-se o financiamento de privados que o possam proporcionar, mas serão isso mesmo, excepções.

Afinal toda esta polémica só vem dar razão a quem, como eu, acha que existem demasiados ditos privados, que vivem à custa do Estado, e os seus lucros são privados, como convém.


Ramos by Palaciano

4 comentários:

  1. Defender o ensino privado exigindo dinheiros públicos é uma contradição absoluta.
    Bjo da Sílvia

    ResponderEliminar
  2. Com as calças do meu pai também eu sou um homenzinho.
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  3. Público privado cooperativo
    no respeito pela Constituição
    por um ensino tendencionalmente gratuito

    ResponderEliminar
  4. Público privado cooperativo
    no respeito pela Constituição
    por um ensino tendencionalmente gratuito

    ResponderEliminar