sábado, outubro 31, 2015

AFINAL HÁ BRUXAS

Lá se realizou mais uma investidura de ministros e secretários de Estado, com direito a discurso de Cavaco Silva, e com extraordinárias medidas de segurança, parecendo que havia receio de algum atentado.

A cerimónia foi tristonha e enfadonha q.b.,os mais bem dispostos pareciam os ministros e ajudantes cessantes, dando a ideia de que todos os indigitados para este executivo, estão mentalizados para um mandato muito curto.

Cavaco e Passos Coelho não acreditaram em bruxas, mas lá que as há, isso há!

quinta-feira, outubro 29, 2015

TUDO NA MESMA NA CULTURA



No anterior governo da coligação, a Cultura ficou reduzida a secretaria de Estado, não que isso fosse em si mesmo um grande problema, mas porque Passos Coelho deu o sinal inequívoco de que menorizava a área, que estando sob a sua tutela, não tinha recursos e foi entregue a alguém que não dava qualquer garantia de ser exigente na defesa da Cultura.

Neste novo governo, que nasce já condenado a cair, aparece um ministério da Cultura, que integra também a Igualdade e a Cidadania. Se podia parecer que a criação dum ministério da Cultura seria o reconhecimento dum erro, na realidade nada pode ser mais enganador, porque a Cultura seria comandada por um qualquer secretário de Estado, tal como as outras duas valências do ministério, e a ministra Teresa Morais apenas substituía Passos Coelho na tutela da autêntica salganhada que foi anunciada. Para os cépticos do que digo fica um outro pormenor, que seria o minúsculo orçamento que a Cultura teria que partilhar com a Igualdade e a Cidadania.

O povo não é tolo, e esta jogada condenada ao fracasso, não servirá sequer para nos distrair do facto de que a coligação não dá qualquer valor à Cultura.



terça-feira, outubro 27, 2015

VIVER É UM RISCO PARA A SAÚDE

Com alguma periodicidade somos bombardeados com notícias, que nos querem fazer crer que a ingestão deste ou daquele alimento, ou bebida, podem ser prejudiciais à nossa saúde.

Os avisos mais recentes incidem sobre a carne processada e sobre a carne vermelha, mesmo quando não processada, que seriam cancerígenas ou provavelmente cancerígenas. Ainda há poucos dias também foi noticiado que as águas podiam ser más para a saúde, no caso de terem um PH mais baixo que o PH corporal.

A sabedoria popular diz-nos que devemos variar a nossa dieta alimentar, ingerir sobretudo produtos da época, bastante fruta e legumes, e preferir os produtos naturais e tradicionais.

A OMS devia dizer era as razões que levam a que as carnes processadas, segundo processos autorizados, as transformem em produtos cancerígenos. Talvez seja importante recordar que os processos tradicionais, e ancestrais, foram abandonados por serem considerados pouco seguros para a saúde.


O fundamentalismo é sempre mau conselheiro.


domingo, outubro 25, 2015

FUTURO ANUNCIADO

Com uma moção de censura à porta e chegada a altura de pensar na vida, um certo roedor da nossa praça prepara-se para uma nova vida no mundo do espectáculo, voltando assim ao passado... 


quinta-feira, outubro 22, 2015

MUGABE E CONFÚCIO



Foi com alguma surpresa que o mundo tomou conhecimento de que o prémio Confúcio foi para Robert Mugabe, presidente do Zimbabwe há 35 anos, conhecido pela sua violência e tortura contra o seu povo.

Este prémio Confúcio da Paz, o equivalente chinês do Nobel da Paz, foi-lhe atribuído porque “injectou energia fresca” na procura mundial da harmonia entre as nações, de acordo com o The Guardian.

Confúcio deve estar a dar voltas na cova, pois este filósofo chinês, cujos princípios tinham por base o respeito pelos idosos, pelas crianças e pela família, baseando-se na moralidade pessoal e governamental, no procedimento correcto nas relações sociais, justiça e sinceridade.

Temos um ditado antigo que terá a sua origem, segundo alguns estudiosos, na filosofia de Confúcio, que diz “não faças aos outros o que não queres que te façam a ti”. Que diria Mugabe se lhe fizessem o que ele fez e faz aos seus opositores?

Enfim, mais uma daquelas chinesices que não são para ser entendidas pelos bárbaros do Ocidente…



quarta-feira, outubro 21, 2015

COM AMIGOS ASSIM…

Já todos suspeitavam, e agora foi confirmado, que os governantes portugueses apoiavam a saída da Grécia do euro, o muito falado Grexit, apesar dos desmentidos que fizeram na altura os nossos políticos.

Schäuble revelou agora que apenas a França e a Itália se opuseram a tal solução, e depois lá foi conseguido um acordo com a Grécia, acordo que todos sabem ser impossível de cumprir integralmente.

Vários dirigentes gregos afirmaram que o governo português era um dos mais “ferozes” no intuito de obrigar a Grécia a submeter-se às exigências europeias, não mostrando qualquer flexibilidade, como seria de esperar dum país que passara por um processo tão doloroso para os seus cidadãos.


A figura do ministro das Finanças alemão, que é simplesmente detestável, mostrou agora que a cumplicidade portuguesa, necessária na altura, pode ser descartada quando deixa de ter qualquer utilidade.

Fotografia

terça-feira, outubro 20, 2015

PORTUGAL VAI DE PORSCHE



A economia e as finanças do país estão muito mal, diga Passos o que disser, e a grande maioria dos portugueses sente isso na sua bolsa e nas suas vidas.

A dívida soberana aumentou durante estes últimos 4 anos, e a dívida das grandes empresas também está em níveis insustentáveis, apenas a dívida dos particulares diminuiu de volume, talvez porque o crédito se tornou mais difícil. Os encargos da dívida não diminuíram, apenas foram empurrados no tempo, consequência dos juros historicamente baixos.

Apesar do panorama negro que está à vista de todos, há quem tenha um optimismo muito grande, e tenha feito disparar as vendas da Porsche, do grupo VW, e é fácil perceber a razão: “quando muitos perdem, há sempre uns poucos que lucram com isso”.


domingo, outubro 18, 2015

A POBREZA EM PORTUGAL



Comemorou-se ontem o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza instituído pelas Nações Unidas, e importa saber como estamos nós em Portugal, no que respeita à pobreza.

Depois de quatro anos de austeridade pura e dura, estamos piores do que estávamos anteriormente, disso não há a mínima dúvida. Não seremos os piores, mas o que é que isso interessa a quem sente na pele os efeitos duma política que empobreceu quem vive dos rendimentos do trabalho, ou das reformas, e condenou à miséria os desempregados, que também aumentaram em resultado dessas políticas.

Não existem dados actualizados em Portugal, como é habitual, mas com os dados de 2013 temos 19,5% dos cidadãos a viver abaixo dos 411 euros mensais, e isto são estatísticas governamentais, das quais duvidamos bastante.

O que se tem feito para erradicar a pobreza em Portugal, é a pergunta que devemos fazer, e seria bom ouvir quem governa, responder.



sexta-feira, outubro 16, 2015

PORQUE BARAFUSTA A DIREITA?



Com a possibilidade de Costa conseguir apresentar uma alternativa a um governo de direita sem apoio maioritário no Parlamento, são muitas as vozes que se levantam lançando demónios sobre tal eventualidade.

Porque se levantam estas vozes? Para começo de conversa, foi Cavaco Silva que disse que só empossaria um governo com apoio maioritário, e que me lembre as vozes de direita não contestaram a afirmação, antes a apoiaram.

A coligação PSD/CDS ganhou as eleições, e deverá ser indigitada para formar governo, mas sabe-se já que nenhum partido da oposição parece disposto a deixar passar tal governo, seja com recurso a um voto de desconfiança, seja votando contra o Orçamento de Estado que terá que passar pela Assembleia da República.

Cavaco Silva pode mesmo assim forçar a criação dum governo da coligação, mantendo-o como governo de gestão até o novo PR dissolver a AR e marcar novas eleições, mas o tempo de espera para uma solução não serve a ninguém, só vai piorar a situação económica.

A possível nomeação dum governo minoritário do PS, com apoio na AR do PCP e do BE, por Cavaco Silva, depois de ser inviabilizado o da coligação, pode ser uma incógnita por ser a 1ª vez que aconteceria, mas tem toda a legitimidade democrática, pelo que não existem razões para a sua diabolização.