quarta-feira, abril 29, 2015

AMIGOS DA ONÇA



O PS deve estar “mais do que “lixado” com a notícia do DN que diz que «representantes dos “patrões” elogiam o cenário macroeconómico do PS», porque era tudo menos o que lhe convinha “nesta altura do campeonato”.


É quase impossível no panorama político nacional do presente, agradar a empregados e patrões, porque a experiência nos tem mostrado que o governo em funções tudo tem feito para agradar ao patronato, sem qualquer preocupação com os trabalhadores por conta de outrem, tanto do sector público como do privado.


Claro que os patrões elogiaram o conjunto de medidas apresentadas, mas não se eximiram de criticar todas as que não lhes são favoráveis, como o congelamento do IRC e a penalização dos contratos a prazo, salientando desde logo a possibilidade de flexibilização destas medidas na concertação social.


O PS devia saber que sem a ajuda de outros partidos da esquerda parlamentar não conseguirá governar, a menos que queira pagar a factura de promover um bloco central de interesses, que causará uma fractura no eleitorado, que fará surgir todos os extremismos, tanto de direita como de esquerda, fazendo perigar a já frágil Democracia que vivemos.



segunda-feira, abril 27, 2015

O PS EMBARCA NA ASNEIRA

Os funcionários públicos têm sido os bombos da festa, sendo sempre atingidos por medidas que visam colmatar os erros feitos pelos diversos governos destes últimos 20 anos, ou mais.

Podia falar-se dos anos de congelamento salarial, dos cortes dos subsídios, da impossibilidade de progressões nas carreiras, mas também da alteração das regras das pensões de reforma, sendo todas estas medidas absolutamente discriminatórias e injustas, porque existe uma clara quebra dos compromissos do Estado para com os seus trabalhadores.

A fronteira entre o pensamento do PS, do PSD e do CDS é tão ténue nestas matérias que se confundem. Os especialistas chamados pelo PS para projectar o cenário macroeconómico para os próximos anos, vêm insistir na convergência da Caixa Geral de Aposentações com a Segurança Social, não para quem entra de novo na Função Pública, mas também para quem já tem 30 e mais anos de serviço, como se os compromissos não valessem nada.

Quem ainda acreditava que o PS podia trazer algo de novo para a governação do país, bem pode tirar o cavalinho da chuva, pois não só está iludido, como também tem memória curta.


Nota: O ataque à Segurança Social nos projectos do PSD/CDS e no do PS é uma realidade preocupante que explica o ataque às pensões, tanto do sector público como do privado.


sábado, abril 25, 2015

DIA DA LIBERDADE

Já se passaram 41 sobre o 25 de Abril de 1974, mas convém recordar a data para que este povo nunca se esqueça de que a Liberdade não é um dado adquirido, teve que ser conquistada e terá que ser merecida. 

 Esta imagem foi repescada duma publicação neste espaço em 25/04/ 2007
Quatro pombas da Paz
Cartoon já postado aqui em 2007

sexta-feira, abril 24, 2015

ESPERANÇA



Enquanto a natureza nos delicia com a sua diversidade, beleza e até com a sua rudeza, a vida em sociedade decepciona-nos com demasiada frequência, seja pela crueldade humana, pela hipocrisia, pela mentira e também pela falta de sentimentos, que deveriam caracterizar o ser humano.

É cada vez mais difícil confiar nas pessoas, tantas vezes reféns de interesses, invejas e ódios, que toldam o seu discernimento. O ser humano tem destruído a natureza sem sequer se preocupar com o futuro, e tem envenenado as relações humanas destruindo os laços que deviam unir os seres civilizados.

Conforme continuo a encontrar a beleza na natureza, também procuro acreditar que a humanidade não está condenada a viver um eterno conflito, que acabará por nos destruir. A esperança é a última a morrer!



quarta-feira, abril 22, 2015

OS VENDILHÕES



De cada vez que olhamos em volta, vemos mais empresas que eram portuguesas, nas mãos de estrangeiros, e muitas delas eram públicas e davam lucros.

Ao ler que o Oceanário vai ser concessionado a privados, e ao ouvir que se pretende concessionar a gestão dos museus e monumentos do eixo Belém/Ajuda, fico arrepiado com tanta asneira e delapidação dos bens públicos.

Já se ouviu da boca dum responsável político que o Estado ganhava em afastar-se de muitos sectores e concessionar a exploração a privados, ou contratualizar os serviços com empresas privadas. O que tem sido norma é que se concessionam coisas lucrativas e se fazem aquisições de serviços quando as coisas dão prejuízo, o que em lado nenhum será um bom negócio.

Cingindo-me apenas ao Oceanário e aos jardins, museus e monumentos do eixo Belém/Ajuda, cuja concessão acho que não beneficia o erário público, pelo contrário, coloco apenas uma pergunta que nunca vi quantificada em lado nenhum: Quanto investiu o Estado na Parques de Sintra Montes da Lua e quanto recebeu nestes anos de existência desta sociedade anónima de capitais públicos e de gestão privada, tão elogiada por muita gente?

Não pondo nunca em causa a gestão que esteja a ser feita ou venha a ser feita nestes casos mencionados, não vejo porque tenham de ter melhores resultados nas mãos de privados do que na esfera pública.


Cartoon
Enterrar Portugal

segunda-feira, abril 20, 2015

ESTUPIDEZ



“A estupidez coloca-se na primeira fila para ser vista; a inteligência coloca-se na rectaguarda para ver.”

Bertrand Russell



sábado, abril 18, 2015

DESILUSÃO

Para muitos portugueses a política tem sido uma constante desilusão, tantas são as mentiras e os falhanços dos maus políticos que se têm alcandorado ao poder à custa de promessas nunca cumpridas.

As ligações anteriores e sobretudo posteriores, da maioria dos governantes são simplesmente duvidosas, bem como a prosperidade que alcançam depois de passarem pelo poder. Na realidade não é a política em si mesma que desilude, mas sim boa parte dos seus protagonistas.

“A política é constituída por homens sem ideais e sem grandeza”


Albert Camus 

Pareço mesmo um coelho, não pareço?

sexta-feira, abril 17, 2015

OS DESCARTÁVEIS



De há algum tempo a esta parte o factor trabalho passou a ser desprezado por quem a ele recorre, e pelos governantes deste país.

Começando pelos governantes, basta recordar os nossos, que não têm vergonha em afirmar que os custos do trabalho ainda pesam muito para as empresas, ainda que tenhamos dos salários mais baixos da Europa, impostos sobre os salários ao nível dos praticados nos países mais desenvolvidos, isto logo a seguir a ter aliviado o IMI das empresas, sem mexer no IRS dos trabalhadores.

Falando dos empregadores, temos uma grande quantidade deles que se aproveitam do desemprego crescente para oferecer salários cada vez mais baixos, muitos aproveitam todos os incentivos governamentais para contratar a prazo, descartando-se destes trabalhadores logo que acabam as ajudas ou benefícios fiscais, voltando a contratar outros ao abrigo das mesmas benesses.

Note-se que estes governantes e empresários são os mesmos que há pouco tempo falavam duma cultura de mérito, da falta de mão-de-obra qualificada e de falta de produtividade. Não há um só que consiga demonstrar que este tipo de política de recursos humanos é a mais eficaz para incrementar a produtividade e o aumento da qualidade do que é produzido, mas são estes empresários e gestores, que ganham chorudos prémios de gestão, quem sabe se do tipo dos conseguidos por outros Bavas deste mundo…