terça-feira, dezembro 29, 2015

O RESPEITINHO É MUITO BONITO



Os portugueses são, em regra, uns gajos porreiros, simpáticos e amigos dos seus amigos, isso não se pode negar. Mas será que somos respeitadores das regras e temos um comportamento cívico exemplar?
Nós temos comportamentos que muitas vezes borram a escrita toda. Na estrada temos, demasiadas vezes, um comportamento irresponsável, nos assuntos fiscais tendemos a enganar o fisco, como se isso não tivesse consequências e subestimamos os nosso deveres de participação cívica, embora depois nos achemos no direito de barafustar com os poderes instituídos.

Nada disto nos torna verdadeiramente más pessoas, mas temos realmente muito que melhorar para conseguir uma sociedade melhor.

Hoje lembrei-me deste tema, devido a um acontecimento corriqueiro. Ao voltar para casa, saí do carro e entrei em casa, e quando limpei os sapatos no tapete da entrada, verifiquei que tinha os sapatos sujos por ter pisado inadvertidamente, um presente dum cãozito.

O episódio que acontece a todos com demasiada frequência, deve-se ao facto de haver muito dono de cães, que leva as suas mascotes a passear, sempre para longe da sua porta, e depois não apanha os presentes dos seus fiéis amigos, borrifando-se para o seu dever cívico.

Os pobres cães não têm culpa nenhuma, claro, mas os seus donos comportam-se como uns verdadeiros porcos, que não gostam de ter a merdinha nas suas casas nem à sua porta, mas não se importam de deixá-la num qualquer passeio, à porta dos seus vizinhos, e em locais por onde passam homens, mulheres e crianças.

Respeito quem tem os seus animais, mas gostava que se comportassem como humanos, respeitando os seus semelhantes, porque o respeitinho é muito bonito, e todos gostamos de ser respeitados.


By Leonid Afremov

2 comentários: